De olho no mercado baiano de operadoras e provedoras de internet, as empresas V.tal e GlobeNet – que estão em processo de fusão – participaram nesta terça-feira (9) do Encontro ISP Meeting Business, principal evento regional de negócios da Bahia, realizado no Hotel DeVille Prime, em Salvador. À equipe do BadeValor, o diretor de marketing da V.tal, Rafael Marquez, comemora a passagem pelo estado e conta que com a incorporação, o faturamento chegará a cerca de R$ 5 bilhões até o final do ano.
Segundo Marquez, a V.tal, empresa de infraestrutura de fibra ótica, que opera no modelo de rede neutra, atua em todos os estados do país e em mais 2,3 mil cidades possibilitando que operadores e provedores aluguem e prestem serviço ao cliente final, seja ele pessoa física, seja jurídica.
“Atuamos no mercado de atacado e não detemos o cliente final, que são clientes dos nossos clientes. Não concorremos com os nosso cliente. Na Bahia, a gente quer se aproximar, contar a nossa história e nos colocar como parceiros para ajudar a digitalizar ainda mais o estado. Estou muito satisfeito com o encontro, foi muito bom, estou orgulhoso de vir à Bahia”, enfatiza.
E foi na capital do estado que as empresas participaram do primeiro evento juntas. “O ISP Meeting Salvador marca nosso processo de integração, que resultará na maior companhia de infraestrutura digital do país com foco em oferecer serviços de qualidade e alta confiabilidade aos nossos clientes”.
Ativos da Oi
De acordo com o diretor de marketing, a rede ampla de fibra ótica da V.tal é proveniente do processo de separação dos ativos da Oi, no processo de recuperação judicial. “Eles colocaram à venda o controle da unidade produtiva independente de fibra e os fundos de investimentos do BTG Pactual, do banco de investimento, fizeram a compra desse controle, que detém hoje 50% da empresa. Investiram também na compra de outra empresa, a GlobeNet, que detém cabos submarinos e Data Centers, com a qual estamos no processo de fusão”, destaca.
Embora os trâmites societários ainda estejam em curso, pelo fato de a GlobeNet ter sede nos Estados Unidos e, por isso, ter uma burocracia maior por parte dos órgãos estadunidenses, operacionalmente as empresas já estão funcionando com as estruturas unificadas, atendendo aos clientes do Brasil e de outros países.
“Devemos resolver tudo nos próximos meses, mas já estamos em plena sinergia”, completa ele, que ressalta: “Nossa novidade é o modelo de negócio da rede neutra, que revoluciona este mercado. A tecnologia de fibra ótica é mais que uma tecnologia em si. Ela se mostra como tecnologia à prova de futuro, que comporta alto volume de dados e altíssima velocidade, não à toa que será a tecnologia que viabilizará o 5G no Brasil.
V.tal
Primeira empresa de rede neutra de fibra ótica fim a fim do mercado brasileiro, com posição única no território nacional, a V.tal oferece soluções de FTTH, além de serviços de atacado para operadoras e provedores de internet de diferentes portes e regiões de todo o país.
A V.tal possui mais de 17 milhões de casas passadas disponíveis para contratação de internet de fibra ótica no Brasil com plano de expansão para 34 milhões de casas passadas em 2025. Detentora da maior infraestrutura de fibra ótica do país, a rede da V.tal possui alta capilaridade com cerca de 400 mil km de fibra ótica, chegando a 2,3 mil cidades.
GlobeNet
Empresa de telecomunicações que oferece serviços através de cabos submarinos que conectam Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos. Essa rede de 26.000 km é completamente redundante e oferece um completo portfólio de serviços de conectividade, trânsito IP, Data Center e Segurança.
Atualmente possui edge data centers em Barrinquilla (Colômbia), Fortaleza e Rio de Janeiro (Brasil), com pontos estratégicos de interconexão em Nova Iorque, Miami, Boca Raton, Bermudas, Barraquilla, Bogotá; Maiquetia; Caracas; Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.
As instalações da Globenet em Fortaleza também hospedam o Internet Exchange Point central (IX.BR). Como resultado, operadoras de rede e provedores de serviços de internet (ISPs) em todo o Nordeste do Brasil podem trocar tráfego localmente, aproveitando a conectividade de alta largura de banda e baixa latência que a infraestrutura da Globenet oferece.
A V.tal ta com um perfeito plano estratégico! quero ver isso na pratica porque nos papeis acho que ja tem muitas -‘- , afinal se falando de rotas ta bem defasada a rede espero que trabalhem com estrategia e rapidez para entregar uma qualidade melhor para seus cliente.