O volume do setor de serviços na Bahia teve mais uma variação negativa (-0,1%) em julho de 2022, na comparação com o mês anterior (junho), na série com ajuste sazonal. Foi a quarta retração seguida para o setor no estado, nesse confronto (-0,5% entre março e abril, -0,1% entre abril e maio e -1,3% entre maio e junho). Na comparação com julho de 2021, porém, o setor de serviços seguiu em alta no estado. Houve avanço de 2,5% no volume dos serviços prestados, o 16º crescimento consecutivo (avança desde abril/21). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Assim, no acumulado de janeiro a julho de 2022, o setor de serviços na Bahia segue com alta de 9,2% no volume, frente ao mesmo período do ano passado. O desempenho baiano nesse acumulado se mantém acima do nacional (8,5%) e foi o 15º crescimento entre os estados. Só Rondônia e o Distrito Federal tiveram variação negativa no indicador (-1,6% e -1,7%, respectivamente), e os melhores resultados vieram de Alagoas (20,9%), Amapá (16,8%) e Ceará (15,6%).
Nos 12 meses encerrados em julho, os serviços baianos também sustentaram avanço (9,7%). A variação está bem próxima da verificada no Brasil como um todo (9,6%), num cenário em que 26 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Alagoas (22,4%), Ceará (16,9%) e Roraima (16,0%). A Bahia tem o 13º crescimento. Rondônia segue como único estado em queda (-0,9%).
Atividades
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em julho de 2022, na comparação com julho de 2021 (2,5%), foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A principal influência positiva para o resultado veio mais uma vez dos serviços prestados às famílias (20,3%). Há 16 meses, desde que os serviços baianos passaram a avançar ininterruptamente frente ao mesmo mês do ano anterior (desde abril/21), esse grupo de atividades também cresce, apresentando as maiores taxas, e puxa o setor para cima.
O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,1%) apresentou o terceiro maior crescimento e deu a segunda contribuição mais positiva para os serviços baianos em julho 22/julho 21.
Apenas os serviços de informação e comunicação (-12,1%) tiveram queda de volume, em julho, na Bahia. Foi o oitavo recuo mensal seguido da atividade, que acumula perda de -6,3% no ano de 2022.