Com mais de 20 mulheres já filiadas, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), lançou este mês o Lide Mulher na Bahia, uma diretoria voltada ao empresariado feminino para acelerar a atuação de mulheres em altos cargos de liderança, com visão local e global. Em entrevista à equipe BadeValor, as empresárias Christianne Peleteiro e Renata Andrade, que comandam o grupo, revelaram que entre as ações do projeto estão a realização de seminários e mentorings que aproximam as executivas, estimulando o networking e a troca de informações e de experiências.
“O Lide Mulher Bahia oferece mentorias e encontros com grandes CEOs e lideranças do meio empresarial para trocar experiências, abordando questões de mercado. Queremos tornar o nosso movimento de apoio e networking a liderança feminina em referência nacional”, destaca Christianne Peleteiro.
Para ela, o cenário empresarial feminino é bastante amplo, mas falta oportunidade, apoio familiar e governamental, com políticas públicas para que as mulheres sejam amparadas, encorajadas e preparadas para assumir grandes cargos. “Chegamos justamente para criar essa rede de apoio para revertermos esse cenário de desigualdade que ainda é muito discrepante. Precisamos acabar com esse estereótipo de que a mulher não pode ou não consegue. Somos capazes de estarmos onde quisermos”.
Embora ainda estejam iniciando as atividades, a dupla conta que a adesão já é muito boa e que o momento é de colocar a casa em ordem, fazer levantamentos e checagem de dados e de trabalhar em iniciativas que também fortaleçam o empresariado feminino no estado. Para isso, Renata Andrade disse que vão promover encontros e networking que possibilitem às afiliada enxergarem além, que se abram para novas possibilidades.
Segundo ela, o Lide Mulher é uma iniciativa que fomenta a participação e reconhece as principais lideranças femininas do Brasil e do mundo. Com encontros temáticos e pertinentes aos cenários político-econômico, a plataforma garante o diálogo e relevância entre gestores e seus segmentos atuantes.
“Nossos encontros acontecem com a frequência de pelo menos uma vez ao mês, além das pautas conjuntas com o Lide, que é conduzido por Mário Dantas, e que acontece a cada três meses. Vamos ajudar nessa conexão. Ninguém estará sozinho. Estaremos sempre juntas, pensando em como sair e superar cada desafio que aparece diariamente nas nossas empresas”, conta Andrade.
Mulher empreendedora
De acordo com a dupla, a presença feminina no empresariado baiano está crescendo cada vez mais, com as mulheres assumindo o papel de líderes. Conforme dados da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio–BA), na Bahia, dos 709.440 Microempreendedores Individuais (MEI) registrados, 325.371 são comandados por mulheres.
Isto indica que o empreendedorismo feminino detém 45% das empresas oficializadas do estado e se torna elemento essencial para a economia baiana. Hoje, na Bahia, a proporção de mulheres donas de negócios em relação aos homens é de 31%, segundo a pesquisa. O estado representa ainda 6% do total de empreendedoras do país, ao lado do Rio Grande do Sul e Paraná, e atrás do Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (9%) e São Paulo (23%).
Para as mulheres líderes, com atuação empresarial, seja pública, seja executiva, seja associativa, que tenham interesse em fazer parte do Lide Mulher, basta preencher um formulário de avaliação por meio deste LINK.