A produção de mel e a criação de abelhas serão celebrados, no próximo dia 11 de novembro, durante a 2ª edição do “Bahia Golden Bee – Seminário de Apicultura”, em Esplanada, no litoral norte baiano. O evento – que conta com o apoio do Bracell Social, programa de investimento social privado da Bracell – pretende reunir mais de 400 profissionais da meliponicultura e da apicultura de 18 municípios baianos e de outros estados. Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, no site https://www.sympla.com.br/evento/bahia-golden-bee-seminario-de-apicultura/2200994.
Nesta 2ª edição, a organização concederá o 1º Troféu Bahia Golden Bee. A honraria, simbolizando a abelha de ouro do estado, será entregue para 10 empreendimentos e empresas públicas privadas que se destacam na promoção da meliponicultura e da apicultura no litoral norte.
Além da premiação, o evento terá uma série de atividades para troca de informações e experiências, capacitação, apresentação de tecnologia e equipamentos e uma feira para apresentação dos produtos. O “Bahia Golden Bee” é uma realização da Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), com sede na comunidade Piaçava, em Esplanada, que conta com a parceria da Bracell, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia (Sebrae/BA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema Faeb/Senar, da Ferbasa e do Empório Ajarquiba.
O apicultor Elício Neves, da Ajarquiba, destaca que o evento “busca salientar a importância deste trabalho com a apicultura e a meliponicultura, além de movimentar a cadeia produtiva. Além disso, a entrega do troféu será uma forma de valorizar e incentivar o desenvolvimento de novos produtores, principalmente em nosso estado”.
Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, pontua que a empresa é uma das apoiadoras do “Bahia Golden Bee” por acreditar no potencial da atividade.
“Por meio do Projeto Polinizadores, que a Bracell desenvolve na Bahia e em São Paulo, contribuímos para o desenvolvimento da apicultura, promovendo também o uso múltiplo das florestas plantadas de eucalipto. Para isso, a empresa autoriza a instalação e o manejo de apiários em áreas da operação florestal, permitindo o uso da florada do eucalipto e da vegetação nativa para a produção do mel e demais produtos derivados do manejo de abelhas”, informa.
O gestor destaca que, em 2022, na Bahia, o Projeto Polinizadores envolveu 114 produtores em municípios como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Conde, Jandaíra e contribuiu para a geração de renda total de R$ 1.061.960,00 para os apicultores parceiros.