Por Tatiany Carvalho*
Quando nos tornamos personagens reais de histórias midiáticas, perdemos o limite tão necessário que separa a esfera pública da privada. Este é justamente um dos maiores medos que as pessoas mais reservadas têm de exposição demasiada de suas vidas pessoais nas redes sociais. A boa notícia é que, sim, é possível construir uma presença digital blindando nossa privacidade.
Quem está o tempo inteiro estampado nas colunas sociais ou sites de notícias é porque planejou estar no centro dos holofotes. Há interesses que envolvem a construção deste tipo de exposição, muitos relacionados à imagem de influenciador digital. Neste caso, um trabalho que requer muitas interações nos canais sociais a fim de se conquistar visibilidade, tendo em vista o valioso mercado publicitário.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo (Comscore2023). Tudo interessa? Certamente, não
Mas, a estratégia é diferente para os que buscam projeção de imagem pessoal. É preciso criar conteúdos de qualidade, na condição de especialista. E, definitivamente, o desafio não requer que você pose diariamente diante das câmeras. Mas, ao contrário,devetrabalhar imagem e reputaçãoa partir da informação e dos resultados que você alcançou. Coloque-se a serviço de sua audiência. De que forma você poderá ajudá-la a conquistar algo que você diz ser possível alcançar? Esta é a conversa que interessa em uma boa estratégia de branding pessoal.
Neste ambiente de disputa pela atenção do público, estamos sendo bombardeados por um volume altíssimo de informações que não agregam valor. O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo (Comscore2023). Tudo interessa? Certamente, não. Se você não busca por entretenimento, selecione bem os perfis sociais que contribuem com o seu aperfeiçoamento e delimite o tempo máximo que vai estar conectado nas redes. E, quando for postar conteúdo, certifique-se se o mesmo é relevante para o seu público. Não faça sua vida pessoal de vitrine porque você estará distraindo sua audiência – ao invés de ajudá-la a sobreviver e prosperar.
Ao ser intencional com sua carreira, seu tempo não será desperdiçado. Nem o seu, nem o da sua audiência: as pessoas reconhecem e se engajam com os perfis que entregam conteúdos bem elaborados e de valor. Quem não tem objetivo, não sabe aonde vai chegar.
Planner da Semana
- A Bienal do Livro Bahia 2024 começa nesta sexta, 28 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, reunindo diversas editoras e empresas locais ligadas ao mercado literário. Entre as marcas baianas, estão confirmados a Edufba, LDM, Letra A, Tibi, Mojubá, Crazy Animes, Paulinas, Cantinho do Sebo, Studio Palma e muitos estandes de coletivos independentes de escritores. O evento reúne cultura e literatura até o dia 1º de maio. Ingressos à venda pelo Sympla.
- O que está por trás da fusão da Petz com a Cobasi, duas gigantes do mercado pet? A notícia provocou uma alta, inicialmente, de 11,25% nas ações da Petz. Além disso, especialistas do setor apontaram ganhos na otimização de presença, expansão e melhoria do desempenho operacional da empresa. A questão é como os pequenos e médios competidores do segmento serão afetados com a operação. Estratégias de diferenciação e personalização do atendimento é um bom caminho a ser avaliado nesta disputa acirrada pelo cliente.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
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