As belíssimas praias, a rica cultura, o afroturismo e a marcante gastronomia atraíram 61,6 mil turistas estrangeiros para a Bahia no primeiro semestre de 2024. O aumento foi de 34,19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado recebeu 40,5 mil viajantes de outros países. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF).
A promoção do afroturismo impulsionou o resultado positivo, principalmente na capital, Salvador. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo afro está entre as pautas prioritárias da Agência. “Desde o início dessa gestão [em 2023], colocamos o afroturismo no centro das nossas ações. Dessa forma, resgatamos a história e valorizamos a cultura do povo negro, além de gerar emprego e renda e de empoderar empreendedores negros”, destacou Freixo.
O Brasil é um dos principais destinos para quem procura turismo afro. A Embratur já trabalhou esse segmento em diversas ações e feiras em algumas das mais importantes metrópoles do mundo como Paris (França), Nova York (EUA) e Londres (Reino Unido). Durante o Carnaval de 2024, a Agência levou um grupo de comunicadores dos Estados Unidos para viver a festa em Salvador e conhecer a história da capital baiana. A cidade também foi palco de uma viagem de familiarização (famtour) com operadores de viagens norte-americanos.
O segmento também protagonizou séries produzidas pela Embratur, não somente sobre destinos, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor.
Turistas de todo o mundo
A maioria dos turistas que desembarcaram na Bahia veio de países da América do Sul. Foram 34.714 pessoas (56,29%) chegando principalmente da Argentina (24.849), Uruguai (7.366) e Chile (2.333). Os europeus também visitaram mais o estado este ano. Portugal enviou 8.126 viajantes, seguido da Itália, com 3.357 turistas conhecendo as riquezas da Boa Terra.
Voos internacionais
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional e já está dando resultados. A quantidade de estrangeiros que chegaram na Bahia por via aérea aumentou em 37,46%, passando de 38.483 pessoas em 2023 para 61.542 neste ano.
A SKY Airline está operando uma nova linha, conectando Santiago, no Chile, a Salvador. A novidade é fruto de parceria firmada entre a Embratur e a low cost chilena que prevê, entre diversos pontos, a ampliação da malha aérea internacional com destino ao Brasil.
Além das parcerias da Agência com as companhias aéreas, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), em parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor), está contribuindo para os resultados positivos. Entre outubro de 2024 e março de 2025 serão 70 mil novos assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, por meio do primeiro edital do programa.
Brasil
No primeiro semestre de 2024, 3.597.239 turistas internacionais desembarcaram no país. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019. A expectativa é que esse ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 (6,6 milhões). A via aérea segue sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).
Leia também: Fieb critica manutenção da Taxa Selic em 10,5% ao ano