De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. Segundo a entidade, a melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (FGV) contribuíram para esse crescimento.
Em consonância com esse crescimento, o Estado da Bahia segue em um crescimento do setor de franquias semelhante ao nacional, o que ajudou a consolidar o estado como um polo atrativo para investimentos desse modelo de negócio. O estado teve um faturamento de mais de R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre, representando um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em número de unidades de franquia, a região já totaliza 7.312 operações.
Toda a região Nordeste cresceu 10,7%, o que representa um faturamento acima de R$10 bilhões. Já em número de unidades de franquia, a região já totaliza 28.247 operações.
Entre os segmentos com maiores índices de variação em faturamento destacam-se Hotelaria e Turismo, Entretenimento e Lazer e Alimentação – Comércio e Distribuição. As redes de franquias desses setores têm conquistado cada vez mais consumidores bahianos, alavancando o desempenho do mercado no estado. O sucesso do estado no setor vem aumento do poder aquisitivo, aliado ao turismo forte e à economia em expansão, cria um ambiente propício para a instalação de franquias que desejam aproveitar tanto o público local quanto os visitantes.
“O mercado de franchising é bem aquecido na Bahia, por ser um celeiro de oportunidades para o setor, com um mercado consumidor em constante expansão e uma cultura empreendedora cheia de criatividade e determinação. É o lugar ideal para negócios que buscam crescer com força e identidade em uma das economias mais dinâmicas do país.”, destaca Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF no Nordeste.
Com o grande potencial de crescimento o mercado bahiano tem atraído investidores, o que também cresce o número de empregos gerados pelo setor na região. De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores diretos do sistema de franquias no País chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado. Já na Bahia o número de trabalhadores é de 62.676 mil empregos em todo estado.
Leia também: Setor da construção civil cresce 4,1% em 2024