A Enel Green Power Brasil Participações iniciou esta semana a operação comercial do parque eólico Damascena. O empreendimento tem capacidade instalada de 30 MW e será capaz de gerar mais de 140 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo anual de cerca de 70.000 famílias, evitando a emissão de cerca de 80.000 toneladas de CO² para a atmosfera.
Damascena faz parte do complexo eólico Serra Azul,localizado nas áreas rurais nos municípios de Cafarnaum e Mulungu do Morro. Além de Damascena, o parque eólico Dois Riachos (30 MW) também já entrou em operação comercial. O complexo conta ainda com as usinas de Maniçoba (30 MW) e Esperança (28 MW).
Quando todo o complexo entrar em em serviço vai gerar mais do que 500 GWh por ano, o que corresponde ao consumo de cerca de 240.000 lares brasileiros, além de evitar a emissão de cerca de 300.000 toneladas de CO².
Os investimentos do grupo italiano no Serra Azul somam US$ 220 milhões. O projeto é parcialmente financiado por empréstimos do International Finance Corporation (membro do Banco Mundial), Itaú Unibanco e BNDES.