BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Publicidade aposta no digital para alcançar o consumidor

REDAÇÃO por REDAÇÃO
27/04/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

O consumidor brasileiro está mais propenso a realizar compras pela internet. Pelo menos é o que revela pesquisa realizada pela PwC no país. Segundo o levantamento, 41% dos consumidores fazem compras via smartphones e 30% por meio de tablets. Os resultados mostram ainda um crescimento no consumo online em diferentes categorias de produtos entre 2014 e 2018.

Nos equipamentos eletrônicos, por exemplo, as compras online cresceram de 12% para 27% do total comercializado. O consumo ligado ao entretenimento (livros, músicas, filmes e videogames) cresceu 16  pontos percentuais, saindo de 18% para 34% no mesmo período.

Nesse cenário, como as empresas podem aproveitar a tendência para investir em publicidade digital, alcançar o consumidor e aumentar suas vendas? Para Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (Abap-BA), as agências de propaganda foram bem rápidas em identificar esse contexto e já vem trabalhando em soluções específicas para o ambiente online.

De acordo com a pesquisa da PwC, existem setores com grande potencial para o varejo online, como o de alimentação, por exemplo. Mais da metade dos entrevistados pela PwC no Brasil (58%) tem a intenção de comprar alimentos online nos próximos 12 meses. Dos brasileiros ouvidos, 37% afirmam já ter realizado alguma compra online de alimentos no último ano.

Potencial

O país apresenta ainda potencial para as compras online também de produtos básicos. Dos consumidores entre 25 e 34 anos, 27% já realizam compras pela internet de produtos como café, detergentes e fraldas e 45% afirmam que pretendem comprar esse tipo de produto pela web

“As agências e as marcas perceberam que o consumidor está nesses espaços digitais e, cada vez mais, estão apostando em estratégias como anúncios em redes sociais, mídia em aplicativos, publicações impulsionadas, stories no instagram, entre outros”, afirma Americo.

 Americo Neto: “O WhatsApp é uma ferramenta poderosa" (Foto:  Erik Salles)
Americo: “O WhatsApp é uma ferramenta poderosa” (Foto: Erik Salles)

O WhatsApp, rede social queridinha dos brasileiros, também está na mira das ações de propaganda e comunicação empreendidas atualmente pelas agências. Segundo o Conecta, instituição de pesquisas sobre cultura digital, ligada ao Ibope, o aplicativo possui 91% de adesão no país, sendo utilizado por nove em cada dez internautas brasileiros. “O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada como um multiplicador e que tem nos desafiado a encontrar oportunidades para sua utilização por parte das empresas anunciantes”, avalia Americo.

Para o presidente da Abap-BA, o trabalho de comunicação com o consumidor nesse aplicativo exige estratégias customizadas para esse canal. “É preciso atualmente pensar formatos específicos para o aplicativo, uma vez que funciona com lógicas diferentes às utilizadas no Instagram e no Facebook”, opina.

E completa “Enquanto naquelas mídias, uma imagem vem comumente acompanhada por uma legenda de texto, no WhatsApp, podemos trabalhar – por exemplo – com cards elaborados especificamente para esse canal onde numa só peça transmitimos a mensagem”.

Tags: AbapAssociação Brasileira de Agências de PublicidadeFacebookPwC
Artigo Anterior

Voo direto Miami-Salvador entra em operação neste domingo

Próximo Artigo

Dívida pública sobe 1,51% e fecha março em R$ 3,6 trilhões

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo
Cédulas de cem reais

Dívida pública sobe 1,51% e fecha março em R$ 3,6 trilhões

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Barco F333 GT Fibrafort

Maior fabricante de barcos da América Latina confirma sua estreia no Salvador Boat Show

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.