As contas do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria da Educação da Bahia, referente ao exercício de 2009, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) na última quinta-feira (26). O órgão, que na primeira quinzena de abril do ano passado havia reprovado as contas, reverteu a decisão ao aceitar recurso interposto pelo antigo gestor do IAT, Penildon Silva Filho. Ao analisar o recurso, o TCE julgou as contas regulares, revertendo integralmente a decisão anterior.
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, Penildon Silva Filho foi diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira de janeiro de 2007 a fevereiro de 2011. É professor concursado da Ufba e fundador da Cooperativa de Professores Conexão 21 e da ONG Oficina de Cidadania.
O Instituto Anísio Teixeira tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, experimentações educacionais e qualificação de recursos humanos na área de educação. Para a execução da política de formação, o IAT dispõe de um centro de aperfeiçoamento com uma estrutura física, disposta em uma área de mais de 5.500 m², oferecendo 110 leitos para hospedagem, 2 auditórios com capacidade de até 300 pessoas e 6 salas de aula disponíveis para as atividades de gestão, acompanhamento e formação dos programas. Além disso, o IAT comporta em sua sede, um sistema de videoconferências que tem como objetivo viabilizar ações relacionadas com a política de Educação a Distância (EaD)