Buscar caminhos alternativos para o desenvolvimento do Brasil, sob o olhar da engenharia. Esta é a proposta do projeto “Futuro em Debate”, que será lançado no dia 15 de maio e se consiste em promover fóruns de discussão sobre as soluções para problemas ligados à área tecnológica. Idealizado pelo engenheiro eletricista, Fernando Alcoforado, a iniciativa vai avaliar a formação atual, bem como debater questões políticas, econômicas e sociais do Brasil, da Bahia e de Salvador. Para a gestão do Crea, a provocação do profissional reflete um novo momento para o sistema, que é de maior participação e integração.
Quatro fóruns serão realizados nos dias 7,14, 21 e 28 de junho, das 18 às 22h, com os temas: o papel da engenharia no desenvolvimento do Brasil; a formação do engenheiro no século XXI e o Sistema Confea/Crea do futuro. “Será uma oportunidade de avaliar a formação atual dos engenheiros, apresentando definições sobre o que fazer para a sua futura formação, levando em conta os avanços tecnológicos em curso no século XXI”, destaca Alcoforado.
Proponentes
Aqueles profissionais vinculados no Sistema Confea/Crea que tiverem propostas para apresentar nos fóruns poderão se inscrevê-las até dia 27 de maio pelo site (www.futuroemdebate.com.br). Sempre às quintas-feiras, duas propostas serão apresentadas por dia (1h apresentação e 45 min para debates). No final da iniciativa será elaborado um relatório, que será encaminhado ao poder público,representando a opinião dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea sobre cada tema em debate.
O público que tiver interesse de participar como ouvinte dos fóruns poderão fazer inscrição para o evento no site www.futuroemdebate.com.br até três dias antes de cada sessão.
Os eventos inauguram um novo momento para a engenharia brasileira, bastante atingida nos últimos anos com a precariedade do sistema de ensino no Brasil, pela execução de obras públicas de baixa qualidade e envolvimento de inúmeras empresas em casos de corrupção. Segundo Alcoforado, abandonando a engenharia é impossível obter o desenvolvimento. “Com o melhor uso dessa área, o país pode alavancar seu progresso econômico e social e evitar a eterna dependência tecnológica em relação ao exterior”, observa o engenheiro eletricista
A partir dos fóruns o Sistema Confea/Crea será municiado com informações para melhor posicionamento em torno das questões relacionadas à engenharia brasileira, bem como formação profissional. “Um dos principais desafios da engenharia brasileira contemporânea consiste em fortalecer o sistema Confea/Crea”, complementa, Alcoforado.
No próximo ano serão realizados mais dois fóruns, que terão como tema: Como promover o desenvolvimento de Salvador e da Bahia.
Serviço
Fóruns do Projeto Futuro em Debate
Local: Sede do Crea-BA
Dias: 07, 14, 21 e 28 de junho
Temas: Como superar a crise atual e apontar os caminhos alternativos ao desenvolvimento do Brasil; O papel da engenharia no desenvolvimento do Brasil; A formação do engenheiro no século XXI e O sistema Confea/Crea do futuro.
Horário: Das 18h às 22h
Cronograma do atividades
15/05 – Lançamento oficial do evento
27/05 – Término do prazo de inscrição das propostas
28/05 a 30/05 – Análise e seleção das propostas inscritas
31/05 – Divulgação das propostas e proponentes
07/06 – 1ª sessão
14/06 – 2ª Sessão
21/06 – 3ª Sessão
28/06 – 4ª Sessão
02/07 a 13/07 – Elaboração do Relatório Final consolidado
16/07 a 27/07 – Revisão do Relatório Final consolidado
30/07 – Submissão do relatório final dos conselheiros do Crea para análise prévia
13/08 – Aprovação do relatório final em plenária
15/08 – Divulgação do relatório final