BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo aumentam 1,3% de março para abril

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/06/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

O volume das vendas de combustíveis seguiu negativo pelo 12º mês consecutivo (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

As  vendas do varejo na Bahia voltaram a crescer em abril (1,3%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após terem registrado estabilidade em março e, antes disso, três recuos consecutivos (-0,7% em fevereiro; -1,0% em janeiro; e -2,9% em dezembro/17).

Nessa comparação, o varejo nacional também teve desempenho positivo (1,0%), ainda que um pouco inferior ao baiano, com crescimento das vendas em 14 dos 27 estados. Os destaques positivos foram São Paulo (3,6%), Rondônia (2,8%) e Espírito Santo (1,8%). A Bahia (1,3%) teve o quinto maior aumento. Por outro lado, Roraima (-3,8%), Mato Grosso do Sul (-3,9%) e Amazonas (-8,5%) apresentaram os maiores recuos nas vendas, de março para abril. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE.

Na comparação abril/18 com abril/17, porém, as vendas na Bahia voltaram a recuar (-0,9%) após terem tido, em março, o primeiro resultado positivo do ano (0,7%). Nessa comparação, o varejo nacional teve um pequeno crescimento (0,6%), com resultados positivos em 16 dos 27 estados, entre os quais se destacaram Tocantins (13,8%), Rondônia (7,9%) e Acre (7,7%).

No acumulado de janeiro a abril, as vendas na Bahia seguem no negativo (-0,8%), com uma leve aceleração em relação ao acumulado até março (-0,7%), o quinto pior resultado entre os estados e um desempenho bem abaixo da média nacional (+3,4%). Nesse acumulado no ano (sempre frente ao mesmo período do ano anterior), o comércio varejista baiano vem em quedas consecutivas, mês a mês, desde janeiro de 2015.

Já nos 12 meses encerrados em abril, as vendas do comércio varejista na Bahia se mantêm em alta (0,8%), com um leve aumento no ritmo de crescimento em relação aos 12 meses encerrados em março (0,7%). Foi o terceiro resultado positivo para o varejo baiano, que, nessa comparação, vinha em quedas sucessivas desde maio de 2015. Na taxa anualizada, o varejo brasileiro apresenta avanço de 3,7% em abril, com vendas crescendo em 22 dos 27 estados.

Combustíveis e supermercados  são principais influências negativas

Em abril, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram resultados positivos. Em termos de magnitude do crescimento das vendas, os destaques foram para os setores de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (44,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (17,3%). Entretanto, como essas atividades têm pouco peso na estrutura do varejo no estado, as principais influências positivas no desempenho do comércio como um todo, em abril, vieram dos Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%).

As vendas de produtos farmacêuticos e cosméticos (+7,9%) registraram, em abril, a sétima alta consecutiva na Bahia. Já as de outros artigos de uso pessoal e doméstico seguem crescendo desde maio de 2017 – exercendo, mês a mês, uma das principais influências positivas no varejo baiano. A atividade reflete as compras em lojas de departamento e parte expressiva do varejo eletrônico (grandes sites de vendas).

O desempenho positivo da maioria dos setores do varejo não foi suficiente, porém, para evitar o recuo médio nas vendas como um todo (-0,9%), fortemente influenciado pelos resultados negativos dos Combustíveis e lubrificantes (-9,1%) e dos Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,9%).

Os combustíveis (-9,1%) tiveram seu oitavo recuo consecutivo nas vendas e registram o pior desempenho do varejo baiano neste ano, com quedas acumuladas de 10,9% de janeiro a abril de 2018 e de 5,4% nos 12 meses encerrados em abril.

Já as vendas dos hiper e supermercados (-4,9%) voltaram a cair depois de terem registrado em março o primeiro desempenho positivo (0,5%) depois de quase três anos de quedas consecutivas (34 meses, desde maio de 2015). Em abril, também recuaram as vendas de Tecidos, vestuário e calçados (-4,3%).

Vendas do varejo ampliado baiano crescem 0,6%

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado se mantiveram no positivo em abril. Cresceram 0,6% frente a março e 5,6% na comparação com abril de 2017 – ambos os índices mostraram aceleração em relação aos resultados de março (0,5% e 2,9% respectivamente). O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas das atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Em ambas as comparações, porém, o varejo ampliado baiano cresce menos que a média nacional (1,3% e 8,6% respectivamente). Nos quatro primeiros meses do ano de 2018, o varejo ampliado na Bahia acumula alta de 4,4%; e, nos 12 meses encerrados em abril, de 4,1% – ambas também abaixo da média nacional (7,4% e 7,0% respectivamente).

Em abril, cresceram tanto as vendas de Veículos, motos, partes e peças (21,9%) quanto de Material de Construção (15,6%). O setor de veículos vem em altas seguidas há quase um ano, desde maio de 2017, e, em 2018, já acumula crescimento de 18,8%.

Tags: automóveiscomércioIBGEsupermercadosvarejoveículos
Artigo Anterior

Prefeitura de Salvador começa a emitir carteiras de trabalho

Próximo Artigo

Copa do Mundo deve movimentar mais de R$ 20 bilhões no país

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo

Copa do Mundo deve movimentar mais de R$ 20 bilhões no país

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.