O volume do setor de serviços cresceu 0,9% na Bahia em julho na comparação com o mês imediatamente anterior, livre de influências sazonais. Manteve-se, assim, em alta pelo segundo mês consecutivo, após a queda de maio, causada em grande parte pela greve dos caminhoneiros.
O resultado baiano foi o quarto melhor dentre os estados, nesse confronto, e ficou acima da média nacional (-2,2%). De junho para julho, o setor de serviços teve alta em 9 dos 27 estados, com destaques positivos, acima da Bahia, para Maranhão (3,4%), Ceará (2,3%) e Alagoas (1,9%).
Frente a julho de 2017, o volume dos serviços na Bahia teve seu primeiro crescimento (4,1%) após oito meses consecutivos de queda (recuava desde novembro de 2017). Foi o terceiro maior crescimento entre os estados e bem acima da média nacional (-0,3%).
Nesse confronto, o volume do setor de serviços aumentou em 8 dos 27 estados, e os destaques positivos, acima da Bahia, foram Mato Grosso (6,9%) e Roraima (6,8%).
Apesar do desempenho positivo de julho, os serviços na Bahia ainda acumulam quedas de 4,2% no ano de 2018 e de 3,1% nos 12 meses encerrados em julho. O desempenho do setor não é positivo nesses indicadores há bastante tempo: no acumulado no ano, está em quedas seguidas desde fevereiro de 2017; no acumulado em 12 meses, recua desde setembro de 2015.
No acumulado de janeiro a julho de 2018, no Brasil, os serviços caem 0,8%, com crescimento em apenas 3 dos 27 estados (Roraima, com 5,6%; São Paulo, com 0,8%; e Mato Grosso, com 0,2%). Nos 12 meses encerrados em julho, o volume do setor teve retração de 1,0% no país, com resultados negativos em 22 unidades da Federação.
Em julho, 4 das 5 atividades de serviços crescem
Frente ao mesmo mês de 2017, em julho de 2018 (4,1%), apenas uma das cinco atividades de serviços pesquisadas teve resultado negativo na Bahia: Serviços de informação e comunicação (-8,3%). Por outro lado, dentre as quatro atividades em alta, os principais impactos positivos vieram, respectivamente, dos Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,3%) e dos Outros serviços (32,6%).
Os transportes são a atividade de maior peso na estrutura do setor de serviços baiano e tiveram, em julho, sua segunda variação positiva, após três quedas consecutivas neste ano. É o único segmento que já apresenta resultado positivo no acumulado no ano (0,3%).
Já os outros serviços tiveram o segundo crescimento seguido, com forte aceleração em relação ao resultado de junho (quando foi registrada uma variação de 0,5%), após uma sequência de sete quedas seguidas.
Por outro lado, os serviços de informação e comunicação se mantêm em quedas consecutivas há mais de um ano, desde junho de 2017, acumulando retração de 13,4% no ano de 2018 – a maior dentre as atividades investigadas.
Serviços ligados ao turismo baiano
De junho para julho, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia continuaram a crescer (0,5%), embora em ritmo mais lento que de maio para junho, quando a expansão havia sido de 0,7%. O confronto com o mês imediatamente anterior é ajustado sazonalmente.
Foi o terceiro melhor resultado dentre os 12 estados onde as atividades turísticas são investigadas separadamente e um desempenho melhor que a média do país, onde os serviços ligados ao turismo recuaram 1,7% em julho, eliminando o avanço de 0,9% de junho.
Frente a julho de 2017, porém, o turismo baiano caiu (-4,7%), teve o quinto pior resultado do país ficou abaixo da média nacional (-1,8%). Ainda assim, desacelerou o ritmo de queda em relação a junho (-8,4%).
Nos primeiros sete meses de 2018, o volume das atividades turísticas no estado já acumula queda de 4,9%, mantendo-se como a segunda maior retração acumulada do país, acima apenas do Rio de Janeiro (-6,0%), e pior que a média nacional (-0,3%).
Nos 12 meses encerrados em julho, o turismo baiano também apresenta recuo (-2,3%), embora menor que a média nacional (-3,2%).