A Black Friday vem aumentando cada vez mais sua presença no Brasil nos últimos anos e já se estabeleceu como um evento comercial de referência para varejistas e consumidores. Os brasileiros já incorporaram a data e aguardam a sua chegada paraaproveitar as melhores ofertas disponíveis, seja para comprar algum produto que estão precisando ou até o que nem precisavam.
Este ano, o encontro dos consumidores com a famosa Black Friday acontecerá no próximo 23 de novembro, seguindo a tradição de celebrar a data na últimasexta-feira do mês.De olho nas tendências de consumo, oTiendeo.com.br, plataforma de ofertas e catálogos geolocalizados, realizou um estudo com a finalidade de conhecer os hábitos de compra e planejamento dos consumidores e também para entender o impacto que da Black Friday no volume de visitas às lojas físicas.
Eletrodomésticos e eletrônicos, os grandes protagonistas
A pesquisa do Tiendeo.com.br apresenta os eletroeletrônicos como a principal escolha dos consumidores brasileiros. Segundo o estudo, 52,7% dos entrevistados pretendem comprar eletrodomésticos, enquanto 46,4% querem adquirir aparelhos eletrônicos. Em terceiro lugar estão, juntos, moda e calçados, que entrarão no carrinho de compras de 37,5% dos consumidores. Com isso, espera-se um investimento médio de R$ 961 que serão dedicados às compras nesta Black Friday.
Graças ao crescente interesse que a Black Friday desperta nos compradores, cada vez mais varejistas aproveitam a data para lançar uma infinidade de ofertas e, assim, aumentar suas vendas antes do Natal, que já é uma época que apresenta altos índices de consumo.
Tendência entre os consumidores brasileiros
O setor de e-commerce brasileiro ocupa uma posição de destaque na América Latina.Na verdade, o eMarketer posiciona o comercio eletrônico do país entre os top 10 a nível mundial, com um crescimento de 11,5% em 2017 e com uma previsão de crescimento de 10% para este ano. Confirmando a potência do setor, os resultados da pesquisa feita pelo Tiendeo.com.br com seus usuários, aponta quecerca de 34% dos brasileiros farão suas compras da Black Friday exclusivamente através do canal online, e que a mesma quantidade pretende alternar entre lojas online e físicas.
No entanto, apesar do boom de compras online, um terço dos brasileiros (32%) ainda prefere fazer suas compras de Black Friday apenas em lojas físicas. Na mesma linha, os dados fornecidos pela ferramenta TiendeoGeotracking indicam que as visitas de lojas do ano passado durante este evento aumentaram 180% em comparação com as sextas-feiras anteriores. Cerca de 66% das visitas concentraram-se no horário de 12:00 às 19:00.
Metade dos brasileiros planejará suas compras
51% dos participantes da pesquisa do Tiendeo.com.br afirma que irá planejar suas compras com antecedência. Sobre o tema, cerca de 44% dos entrevistados espera a Black Friday como uma data onde poderão comprar produtos que de fato necessitam, aproveitando as promoções disponíveis. Por outro lado, apenas 7% aproveitarão este dia para adiantar suas compras de Natal, em busca de preços mais baixos.
Quando o tema é planejamento de compras,a internet continua sendo a protagonista. Isso porque, 7 em cada 10 consumidores utilizarão ferramentas on-line para saber mais sobre as ofertas disponíveis da Black Friday antes de fazer suas compras