BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Artesanato da Bahia ganha novo centro de comercialização em Salvador

REDAÇÃO por REDAÇÃO
03/12/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
1

O histórico casarão vai reunir trabalhos artesanais sofisticados, produzidos com técnicas modernas e tradicionais

Share on FacebookShare on Twitter

A diversidade cultural é o principal diferencial do artesanato criado na Bahia, através de uma produção que reflete a miscigenação de seu povo. Este trabalho dos artesãos baianos, que encanta turistas do País e do mundo, vai ganhar o Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, que será inaugurado no dia 10 de dezembro, às 16h30, no Largo do Porto da Barra. O histórico casarão vai reunir trabalhos artesanais sofisticados, produzidos com técnicas modernas e tradicionais. São produtos criados em todas as regiões do estado, como bordados, carpintaria, cerâmica, cestaria, costura, papietagem, renda, tapeçaria, tecelagem, entre outros.

A abertura do Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia faz parte do Programa Artesanato da Bahia, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, e pela Associação Fábrica Cultural. O espaço reunirá trabalhos que representam o artesanato produzido nos 27 territórios de identidade da Bahia, selecionados de acordo com a relevância cultural, técnica e a representatividade estadual.

Os trabalhos dos Mestres Artesãos do Estado e do Selo Bahia Feita à Mão também estarão à venda no Centro de Comercialização. São produtos atraentes, diferenciados e de qualidade, criados para atender turistas e os próprios baianos que buscam objetos para presentes, decoração, moda e acessórios.

“A abertura do Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia marcará o início de um novo momento para o setor no estado. Além da visibilidade para artesãs e artesãos, num dos pontos turísticos mais importantes da capital, o espaço traz para o público a possibilidade de conhecer trabalhos inovadores, técnicas transmitidas através de gerações e produtos que tem a identidade da Bahia em toda a sua diversidade. É um primeiro passo para o fortalecimento do setor artesanal baiano”, comenta Teresa Carvalho, diretora do programa.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o programa prevê outras ações de apoio à comercialização do segmento. “Estão previstas ainda a abertura de duas lojas físicas, a promoção de feiras, eventos e rodadas de negócios, parcerias e novas estratégias, envolvendo setores como turismo, arquitetura e decoração. Além disso, o desenvolvimento de um portal colocará o comprador em contato direto com os artesãos do estado”, afirma.

PROGRAMA ARTESANATO DA BAHIA

A abertura do Centro de Comercialização é uma ação do Programa Artesanato da Bahia sob a gestão da Associação Fábrica Cultural – Organização Social, que, em parceria com o Governo do Estado, através da Setre e da Coordenação de Fomento ao Artesanato, gerenciará as ações de qualificação, fomento e comercialização do artesanato da Bahia, nos próximos dois anos. O programa abrange os 27 territórios de identidade do Estado, divididos em nove polos, agrupados a partir dos seus segmentos artesanais e fluxo turístico.

O seu principal objetivo é fomentar o setor de artesanato aliando tradição e inovação, através da qualificação dos artesãos e da ampliação da comercialização dos seus produtos, enfatizando sempre as referências da cultura baiana. Com estas ações, as expectativas são de fortalecer e transformar o artesanato da Bahia em uma marca forte e de referência nacional.

FÁBRICA CULTURAL

Fundada em 2004, a Fábrica Cultural é uma Organização Social que trabalha com os eixos estratégicos Educação, Cultura e Sustentabilidade. Em 15 anos de atuação, trabalhou com qualificação de jovens e adultos em áreas criativas, desenvolvimento territorial e grupos produtivos, entre outras experiências.

A organização promove um programa de desenvolvimento territorial da Península de Itapagipe, o Mercado Iaô, que tem o artesanato como segmento central. O Mercado Iaô surgiu com o desafio de se estabelecer como um espaço de referência para o artesanato e a cultura da Bahia. A ousadia e a possibilidade de reunir num só evento mais de 100 artesãos, durante cinco anos consecutivos, com vendas extremamente expressivas, mobilizando uma mídia especializada (blogueiras, revistas especializadas, páginas em cadernos de negócios, cobertura de TVs), foi um dos fatores que contribuíram para o reconhecimento da crítica, do público, dos órgãos que trabalham com a atividade artesanal e dos próprios artesãos.

CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DO ARTESANATO DA BAHIA

Largo do Porto da Barra, n. 02, Salvador, Bahia.
Inauguração: 10 de dezembro, 16h30
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
Sábados e domingos, das 9h às 13h

Tags: artesanatoBahia
Artigo Anterior

Economia do país cresce 0,6% no terceiro trimestre, revela IBGE

Próximo Artigo

Operação Black Friday: Procon autuou 14 estabelecimentos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo

Operação Black Friday: Procon autuou 14 estabelecimentos

COMENTÁRIOS 1

  1. Andreia Carla Macedo dos Santos says:
    4 anos atrás

    Boa tarde . como faço pra ter a carteira de artesã, faço crochê junto com minha filha ,o que precisa

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.