A primeira etapa de implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Adutora da Fé, na Bahia, está em fase de conclusão. Conduzida pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), a obra recebe um investimento de R$43 milhões nessa fase inicial. O projeto completo, que abrange duas etapas, inclui a captação de água no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, e a construção de adutoras que percorrem a BR-430, passando por Riacho de Santana e chegando até Igaporã e Bom Jesus da Lapa. A previsão é de atender até 140 mil pessoas até 2040.
Com a conclusão, problemas crônicos como racionamento, exploração de poços e uso de carros-pipa devem ser resolvidos. “A Adutora da Fé vai garantir água contínua e segura para as famílias, superando um dos principais desafios ao desenvolvimento social e econômico da região”, afirma Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf.
O SIAA Adutora da Fé contará com captação de água, 4,3 km de adutora de água bruta, uma estação de tratamento, três estações elevatórias e uma adutora principal de 95 km, além de subadutoras que somam 250 km para atender 53 comunidades rurais. Serão construídos seis grandes reservatórios de mil m³ e 36 menores para abastecimento local.
Marco
Para Harley Xavier, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, a conclusão da primeira etapa é um marco que trará segurança hídrica e novas oportunidades para a região.
“A conclusão da primeira etapa da Adutora da Fé representa um marco significativo para a região, garantindo segurança hídrica para milhares de famílias que dependem desse recurso essencial para suas atividades diárias. Essa obra não só reforça o compromisso da Codevasf com o desenvolvimento regional, como também traz esperança e qualidade de vida para as comunidades atendidas”, diz.
A segunda etapa do projeto inclui a complementação da captação de água e outras estruturas essenciais para atender mais comunidades.
Leia também: União Brasil domina maiores colégios eleitorais da Bahia