O Grupo Latam Airlines (Latam), o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, recebeu seu primeiro A320neo – exibindo sua identidade visual nas cores branca, azul e indigo e equipado com motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100-JM. A Latam Airlines Brasil se tornará a primeira companhia aérea na América do Norte e do Sul e a quinta no mundo a operar a aeronave ultra eficiente em consumo de combustível.
Executivos da Latam e da Airbus participaram da cerimônia, que também marcou a entrega do quarto A350 XWB da Latam – o primeiro com a novíssima identidade visual do grupo. A Latam também foi a primeira operadora do A350 XWB nas Américas.
A aeronave está configurada com um layout de 174 assentos, com 18 polegadas de largura, e conta com a inovadora cabine Space-Flex. A Latam foi a primeira na América Latina a encomendar o A320neo, em 2011, logo após o lançamento do programa. O grupo de companhia áreas tem um total de 67 aeronaves da Família A320neo encomendadas.
Inicialmente, a Latam planeja operar seu primeiro A320neo em rotas domésticas para Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Guarulhos). Em novembro, a companhia iniciará operações com o modelo em rotas regionais em toda a América do Sul. O segundo A320neo da Latam, a ser entregue ainda este ano, também deve operar em voos regionais. O grupo conta com mais de 250 aeronaves da Airbus em operação.
Frota – “Estamos felizes em oferecer aos nossos passageiros a oportunidade de voar no primeiro A320neo das Américas”, diz Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines. “A Família A320, há muito tempo, tem um papel importante em nossa frota, apoiando a operação de nossas incomparáveis malhas doméstica e regional na América Latina. Com as últimas novidades em tecnologia, eficiência e conforto de passageiros, o A320neo é uma aquisição bem-vinda e nos ajudará a continuar oferecendo uma das frotas mais modernas e eficientes do setor”.
“Ao longo dos anos, Airbus e Latam cresceram juntas e hoje são parceiras no dinâmico mercado de aviação na América Latina. Por este motivo estamos especialmente orgulhosos pelo fato de que o primeiro A320neo nas Américas voará com a identidade Latam”, afirma Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “Temos certeza de que esta aeronave complementará sua frota atual e aumentará seu sucesso na região”.
Incorporando as mais recentes tecnologias, a família A320neo inclui motores de nova geração e dispositivos Sharklet na ponta das asas, que, juntos, permitem mais de 15 por cento em economia de combustível desde o início da operação e 20 por cento até 2020.
A família A320neo é a linha de produtos de corredor único mais vendida no mundo, com mais de 4,6 mil pedidos de 85 clientes desde seu lançamento em 2010, capturando quase 60% de fatia de mercado. Graças à cabine mais larga, todos os membros da família A320neo oferecem conforto incomparável em todas as classes e assentos com 18 polegadas de largura como padrão na classe econômica. Incluindo a entrega de hoje para a Latam, 16 aeronaves A320neo foram entregues para cinco clientes.