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Capa Negócios

Alta temporada aquece economia da Bahia e gera receita de até R$9 bilhões

REDAÇÃO por REDAÇÃO
05/01/2023
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 5 minutos
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A expectativa da Setur é receber no verão 2023 mais de seis milhões de visitantes (Foto: Bruno Concha/Secom)

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A Bahia sempre foi conhecida pela sua diversidade cultural e vocação turística, mas nos últimos dois anos, o estado, assim como todo o mundo, sofreu com a crise no setor decorrentes das medidas sanitárias de controle à pandemia. Passado os momentos críticos, os principais órgãos de fomento ao turismo já comemoram a retomada e projetam receber no verão 2023 mais de seis milhões de visitantes e injeção na economia estimada em R$9 bilhões.

Em entrevista exclusiva ao BadeVAlor, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, mantido no cargo na atual gestão do governador Jerônimo Rodrigues, ressaltou a capacidade da Bahia de se recuperar rapidamente. “Em função das ações desenvolvidas pelo governo do estado nas áreas de biossegurança, de qualificação e capacitação de mão-de-obra, promoção do destino Bahia e obras de infraestrutura nós tivemos uma recuperação muito rápida da atividade turística. Na pandemia, a Bahia perdeu 19 mil postos de trabalho no setor turístico, mas até setembro de 2022 nós já tínhamos recuperado 20 mil postos. Isso demonstra um sucesso das ações desenvolvidas na promoção do destino Bahia”.

Outro ponto forte do estado é o turismo náutico que anualmente movimentam os nossos portos e contribuem fortemente para toda cadeia econômica dependente do turismo. Para 2023, a expectativa até o mês de abril é que a Bahia tenha a maior temporada de cruzeiros marítimos da história, recebendo mais de 120 atracações de navios e “mais de 400 mil visitantes vindos pelo mar, o que reforça todos os acertos das ações do estado”, afirma Bacelar.

Ponte Salvador-Itaparica

Questionado sobre a importância do novo equipamento para intensificar ainda mais o turismo em algumas localidades, o secretário não falou em previsão para início da construção ou entrega, mas avaliou que “a ponte Salvador-Itaparica, ela é muito importante ao criar uma saída para a região leste da cidade do Salvador, mas ela também tem importância na atividade turística. Nós vamos poder estar mais conectados de maneira rodoviária, com importantes regiões turísticas do estado: a zona turística Costa do dendê, a Costa do Cacau e a Costa do Descobrimento. O litoral sul da Bahia vai ter mais um importante vetor de acesso que é a ponte”.

Em dezembro de 2022, a Azul Linhas Aéreas retomou os voos para algumas cidades baianas (confira aqui) e o secretário ressaltou a importância dessas ações para a economia turística do estado. “Essa conectividade regional vai implementar já o turismo nessa zona turística do Vale do Rio São Francisco, além de reforçar o turismo de negócios lá em Paulo Afonso, assim como em Feira de Santana e Lençóis. No caso dessa ligação de Recife e de Confins é importante frisar que são dois hubs de distribuição de voos da Azul, então vai facilitar muito mais para as pessoas terem acesso a esses destinos”.

Rede Hoteleira

Quem também passou por momentos difíceis no período mais difícil da pandemia em 2020 foram os hotéis, que ficaram totalmente vazios, obrigando muitos a fecharem as portas para esperar a poeira baixar. O cenário já dá sinais de recuperação e anima o setor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em 2022 foram alcançadas taxas de ocupações próximas de períodos antes da Covid-19, como em novembro que a hotelaria da capital teve ocupação média de 67,62%, resultado superior quando comparado com 2021 (64,95%) e semelhante aos anos pré-pandemia. O final do ano fechou com a expressiva marca de 60% de ocupação, e a taxa anual cravando os 57%. Em 2019, o fechamento anual chegou a 62%.

Ainda de acordo com a ABIH, os resultados só não foram melhores em função da redução da malha aérea internacional, que aos poucos já está sendo retomada pela Setur, e o alto preço das passagens, que tem sido apontado como um dos principais fatores que dificultam a vinda dos turistas.

A expectativa do setor para a alta estação 2023, compreendida entre dezembro e março, é de ter a mesma taxa de ocupação de antes da pandemia, com uma média entre 68% e 70%, com atenção especial ao elevado preço das passagens que pode prejudicar essa previsão. Entretanto, o trade turístico espera pelo menos igualar 2019, com possibilidade de ultrapassar, devido ao turismo de negócios que está sendo fortalecido, inclusive com os inúmeros eventos que estão ocorrendo no Centro de Convenções de Salvador e, sobretudo, pelos Road Show que ABIH vem realizando nas principais cidades que mais emitem turistas para capital.

A Associação ainda reforça que o mais importante para se ter no turismo é o planejamento e a continuidade de ações sem interrupções e que com o novo governo estadual, que manteve o secretário, espera-se um turismo mais pujante, com ampla divulgação do estado, trabalhando bastante a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da atividade turística e orçamento significativo que possa desenvolver as ações em prol do setor.

Novos investimentos

Uma região com grande potencial é o Litoral Norte, que possui 193 km de paisagens deslumbrantes e praias paradisíacas. Por esses atributos, é a localidade que mais recebe investimentos no segmento hoteleiro, a exemplo da implantação do resort Anantara, marca de luxo tailandesa, em Baixio, no município de Esplanada. Além disso, neste pós-pandemia muitos empreendimentos estão passando por reformas e ampliações para a expansão da capacidade de receber turistas, indicando o crescimento da atividade, importante gerador de empregos e distribuidor de renda, impactando a economia da Bahia.

Outras regiões como Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso/Porto Seguro e Chapada Diamantina também passam por investimentos na hotelaria. Em Salvador os novos grandes equipamentos para hospedagem estão concentrados na região antiga da cidade, onde alguns prédios já foram restaurados e oferecem hospedagem de alto padrão, dentro de um contexto que valoriza o Centro Histórico. Os prédios do Palácio Rio Branco e do Palácio dos Esportes serão os próximos a serem revigorados.

Verão em Salvador

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que Salvador irá receber entre os meses de dezembro 2022 e março de 2023 mais de três milhões de turistas. As projeções são baseadas em estudos que preveem dois tipos de cenários: conservador, de acordo com a manutenção das atuais condições mundiais (política e socioeconômica); e otimista, no qual os indicadores são favoráveis às atividades turísticas devido a uma possível melhora do panorama vigente. Desse modo, a receita turística deve girar em torno de R$5 bilhões.

“Salvador está preparada para receber o turista. A Prefeitura não parou de investir nas ações de promoção do destino e também na requalificação da cidade e, graças a esses investimentos, os resultados recentes têm apresentado uma tendência de crescimento e vem mostrando cenários positivos constantes. O fluxo de turistas no terceiro trimestre de 2022, por exemplo, fechou o período com uma variação de 22% acima na comparação com o mesmo período de 2021, sendo ainda cerca de 4% superior ao segundo trimestre de 2022 (abril a junho)”, declarou a titular da Secult, Andrea Mendonça.

Festas populares

A Bahia também é famosa pela alegria do seu povo por seu extenso calendário de festividades. Com a flexibilização das medidas restritivas, todos os grandes eventos populares voltaram a ser realizados e tiveram início em dezembro com a festa de Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e o Festival da Virada Salvador. Outras grandes manifestações populares que voltarão a acontecer são a Lavagem do Bonfim (12 de janeiro), Festa de São Lázaro (17 de janeiro), Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), e Carnaval, que ocorrerá oficialmente entre os dias 15 a 21 de fevereiro.

Confira aqui diversos conteúdos exclusivos!

Tags: ABIH-BABahiaMaurício BacelarSalvadorSetur-BAturismo
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