O conceito ESG (Environmental – Social – Governance) é fator decisivo para os principais investidores globais. Em um futuro próximo – e mais cedo do que muitos preveem – o capital migrará para negócios sustentáveis e preparar as empresas para esse futuro é uma questão de sobrevivência. Para estimular e apoiar esse movimento no mercado, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil vai promover o seu 1º Fórum Nacional ESG, de forma 100% digital e gratuita, de 26 a 28 de abril. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/ESGAmcham.
Serão três dias de programação online ao vivo, com discussões a respeito de estratégias, ações e insights para a implementação de práticas ESG de forma simples e imediata. Os debates acontecerão sempre das 8h30 às 10h30 e em cada dia será abordado um dos pilares do ESG: Governance – Environmental – Social, com visão de aplicabilidade ao ambiente de trabalho, tratando temáticas relevantes como sustentabilidade, diversidade e compliance. O objetivo do festival é incentivar mudanças significativas, moldar as empresas e sociedade em um ambiente mais íntegro e inclusivo.
As mesas redondas contarão com a participação de algumas das maiores referências nacionais e internacionais no assunto. São eles: os heads da Cosan, Vale, BNDES, Dow, WayCarbon, Better Governance, World Economic Forum e Gávea Investimentos, organizações que vêm pautando suas decisões no tema e se tornando grandes referências em competitividade e sustentabilidade empresarial. Um dos nomes mais aguardados para o evento é da dinamarquesa Ann Rosenberg, conselheira de Governança Climática no World Economic Forum, que falará sobre as medidas em direção ao carbono zero. Além dela, a líder indígena brasileira que discursou na abertura da COP 26, Txai Suruí, também fará parte do painel de conversa.
Para a líder da filial baiana da Amcham, Lilian Marins, esse é um momento muito oportuno para discutir os conceitos e as melhores práticas da agenda ESG, que já é uma realidade em todos os continentes. “É urgente a sua aplicação para conseguirmos avançar nas questões relacionadas aos seus pilares, ambiental, social e governança, para que assim possamos garantir a sobrevivência das espécies e preservação do planeta, bem como ganhar lugar de destaque na mesa dos principais tomadores de decisão do país”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
26 de março
Tema: GOVERNANCE (ética, transparência, valores e mercado de capitais)
Convidados: Sandra Guerra – Sócia Fundadora da Better Governance, Bruno Laskowsky – Diretor do BNDES, Beto Santos – Diretor América Latina, Onetrust e Fábio Barbosa – Sócio-Conselheiro da Gávea Investimentos.
27 de março
Tema: ENVIRONMENTAL (Medidas em direção ao carbono zero)
Convidados: Luis Henrique Guimarães – CEO da Cosan, Malu Pinto e Paiva – Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale, Felipe Bittencourt – CEO da WayCarbon, Txai Suruí – Líder indígena brasileira que discursou na abertura da COP26, Ann Rosenberg – Conselheira de Governança Climática no World Economic Forum, Nelmara Arbex – Sócia-líder de ESG Advisory, KPMG Brasil e Jorge Oliveira – CEO, ArcelorMittal.
28 de março
Tema: SOCIAL (Diversidade, Equidade e Inclusão)
Convidado: Javier Constante – CEO da Dow
Leia mais:
Nova Rodovia BA-658 será alavanca para o desenvolvimento socioeconômico do Sul da Bahia.