BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

Americanas cresceu 22% no primeiro trimestre

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/05/2022
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Americanas cresceu 22% no primeiro trimestre

Crescimento das vendas totais mostra que a companhia segue evoluindo na sua estratégia de multicanalidade

Share on FacebookShare on Twitter

A Americanas S.A. registrou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os primeiros três meses do ano passado. A expansão é reflexo da boa performance em todas as plataformas de negócios, com o físico crescendo 27% e o digital, 20%, mesmo diante de uma base forte de comparação (+89% no 1T21). A rentabilidade também foi destaque no período: o Ebitda cresceu 58%, atingindo R$660 milhões, o maior valor da história para o período. Mesmo em um momento desafiador do cenário econômico, a Americanas, com seu modelo de negócio que prioriza crescimento com sustentabilidade, comprova sua resiliência, baseada na alta recorrência de compras e na oferta de uma experiência cada vez mais multicanal, fortalecida pela combinação das operações do físico e digital.

O sucesso dessa estratégia fica evidente com a adição de 4 milhões de clientes no período de 12 meses, com a base ativa de clientes totalizando 52 milhões no 1T22, assim como o crescimento de 20% do número de itens vendidos e de 17% das transações no período. A companhia ampliou seu sortimento em 37% nos últimos doze meses, totalizando 136 milhões de ofertas disponíveis.

A baixa dependência de algumas categorias de tíquete médio alto, somada à alta recorrência de compras e à credibilidade conquistada junto aos clientes, ajudam a explicar essa performance. Hoje, a Americanas é uma das cinco marcas mais influentes do Brasil, segundo pesquisa divulgada em abril pelo Ipsos (Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública), sendo a primeira marca brasileira no ranking.

Com a criação da Americanas S.A., a multicanalidade já é uma realidade da operação, com as lojas se tornando um importante hub de relacionamento e distribuição. A companhia inaugurou 28 novas lojas em 2022, totalizando 3.581 lojas. Como resultado, no primeiro trimestre de 2022, quase 35% das entregas foram realizadas em até 3 horas. Um ano atrás, esse percentual era de 14%. Além da infraestrutura das lojas para reduzir tempo e custo de entrega, também investiu em inteligência artificial e análise de dados para otimizar fluxos e processos.

A AME, fintech da Americanas S.A., também se destacou no primeiro trimestre quando atingiu a marca de 32 milhões de downloads, com um TPV (volume total de pagamentos) de R$ 7,8 bilhões, crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operação se mostra cada vez mais relevante e estratégica, gerando o aumento da frequência e do gasto médio, além de potencializar a aquisição de novos clientes.

Os resultados de AME estimulam ainda mais a IF, motor de inovação da Americanas e responsável por liderar 10 fusões e aquisições entre 2020 e 2021, a seguir com o objetivo de incentivar o uso de novas tecnologias e buscar oportunidade para entrada em novos negócios. Com isso, a Americanas anunciou em abril a estruturação da vertical de corporate venture capital (CVC) com a intenção de investir em até 20 startups neste ano em setores que tenham conexão com as estratégias de negócio da companhia, como tecnologia, cyber, fintech, logística e advertising.

“A combinação dos negócios e o foco na recorrência nos permitem divulgar, hoje, mais um trimestre com resultados relevantes. O momento desafiador do cenário econômico exige que sejamos ainda mais eficientes na busca contínua do equilíbrio das principais variáveis operacionais e financeiras do nosso negócio. Somos conscientes do nosso papel social e da nossa relevância na relação com colaboradores, clientes, fornecedores, sellers, merchants, franqueados, entre outros parceiros estratégicos. Mantivemos a rotina de proximidade e com ouvidos atentos para encontrar as melhores soluções para todos os participantes do ecossistema Americanas”, afirma o CEO da Americanas S.A., Miguel Gutierrez.

Estratégia ESG reconhecida internacionalmente

A atuação da Americanas S.A. para cumprir seu propósito de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, em linha com a estratégia ESG transversal a todas as suas áreas, conquistou relevantes reconhecimentos neste primeiro trimestre. Em janeiro, a Americanas S.A. entrou pela primeira vez no The Sustainability Yearbook 2022, anuário que reúne as empresas com melhores performances em sustentabilidade do mundo. A companhia foi destaque na seleção feita pela S&P Global em critérios como transparência de informações, ética e conduta, compromissos ambientais e de impacto social. E também foi listada no ranking das companhias abertas com as melhores notas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa brasileira, a B3.

Tags: Americanas
Artigo Anterior

Appian Capital Brazil conquista pelo 2º ano consecutivo a certificação Great Place to Work

Próximo Artigo

Museu do Saneamento Embasa é reaberto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preparação de remessa da Shopee
Negócios

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Vista aérea da Saudali
Negócios

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar
Negócios

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Próximo Artigo
Museu do Saneamento Embasa é reaberto

Museu do Saneamento Embasa é reaberto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plantação de algodão

Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão em 2025

Quadra de tênis

Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis após 14 anos

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

Escritório Nelson Wilians

Nelson Wilians Advogados alerta sobre uso indevido de seu nome e imagem institucional

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Homem com cédulas de real nas mãos

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.