BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

Americanas cresceu 22% no primeiro trimestre

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/05/2022
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Americanas cresceu 22% no primeiro trimestre

Crescimento das vendas totais mostra que a companhia segue evoluindo na sua estratégia de multicanalidade

Share on FacebookShare on Twitter

A Americanas S.A. registrou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os primeiros três meses do ano passado. A expansão é reflexo da boa performance em todas as plataformas de negócios, com o físico crescendo 27% e o digital, 20%, mesmo diante de uma base forte de comparação (+89% no 1T21). A rentabilidade também foi destaque no período: o Ebitda cresceu 58%, atingindo R$660 milhões, o maior valor da história para o período. Mesmo em um momento desafiador do cenário econômico, a Americanas, com seu modelo de negócio que prioriza crescimento com sustentabilidade, comprova sua resiliência, baseada na alta recorrência de compras e na oferta de uma experiência cada vez mais multicanal, fortalecida pela combinação das operações do físico e digital.

O sucesso dessa estratégia fica evidente com a adição de 4 milhões de clientes no período de 12 meses, com a base ativa de clientes totalizando 52 milhões no 1T22, assim como o crescimento de 20% do número de itens vendidos e de 17% das transações no período. A companhia ampliou seu sortimento em 37% nos últimos doze meses, totalizando 136 milhões de ofertas disponíveis.

A baixa dependência de algumas categorias de tíquete médio alto, somada à alta recorrência de compras e à credibilidade conquistada junto aos clientes, ajudam a explicar essa performance. Hoje, a Americanas é uma das cinco marcas mais influentes do Brasil, segundo pesquisa divulgada em abril pelo Ipsos (Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública), sendo a primeira marca brasileira no ranking.

Com a criação da Americanas S.A., a multicanalidade já é uma realidade da operação, com as lojas se tornando um importante hub de relacionamento e distribuição. A companhia inaugurou 28 novas lojas em 2022, totalizando 3.581 lojas. Como resultado, no primeiro trimestre de 2022, quase 35% das entregas foram realizadas em até 3 horas. Um ano atrás, esse percentual era de 14%. Além da infraestrutura das lojas para reduzir tempo e custo de entrega, também investiu em inteligência artificial e análise de dados para otimizar fluxos e processos.

A AME, fintech da Americanas S.A., também se destacou no primeiro trimestre quando atingiu a marca de 32 milhões de downloads, com um TPV (volume total de pagamentos) de R$ 7,8 bilhões, crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operação se mostra cada vez mais relevante e estratégica, gerando o aumento da frequência e do gasto médio, além de potencializar a aquisição de novos clientes.

Os resultados de AME estimulam ainda mais a IF, motor de inovação da Americanas e responsável por liderar 10 fusões e aquisições entre 2020 e 2021, a seguir com o objetivo de incentivar o uso de novas tecnologias e buscar oportunidade para entrada em novos negócios. Com isso, a Americanas anunciou em abril a estruturação da vertical de corporate venture capital (CVC) com a intenção de investir em até 20 startups neste ano em setores que tenham conexão com as estratégias de negócio da companhia, como tecnologia, cyber, fintech, logística e advertising.

“A combinação dos negócios e o foco na recorrência nos permitem divulgar, hoje, mais um trimestre com resultados relevantes. O momento desafiador do cenário econômico exige que sejamos ainda mais eficientes na busca contínua do equilíbrio das principais variáveis operacionais e financeiras do nosso negócio. Somos conscientes do nosso papel social e da nossa relevância na relação com colaboradores, clientes, fornecedores, sellers, merchants, franqueados, entre outros parceiros estratégicos. Mantivemos a rotina de proximidade e com ouvidos atentos para encontrar as melhores soluções para todos os participantes do ecossistema Americanas”, afirma o CEO da Americanas S.A., Miguel Gutierrez.

Estratégia ESG reconhecida internacionalmente

A atuação da Americanas S.A. para cumprir seu propósito de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, em linha com a estratégia ESG transversal a todas as suas áreas, conquistou relevantes reconhecimentos neste primeiro trimestre. Em janeiro, a Americanas S.A. entrou pela primeira vez no The Sustainability Yearbook 2022, anuário que reúne as empresas com melhores performances em sustentabilidade do mundo. A companhia foi destaque na seleção feita pela S&P Global em critérios como transparência de informações, ética e conduta, compromissos ambientais e de impacto social. E também foi listada no ranking das companhias abertas com as melhores notas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa brasileira, a B3.

Tags: Americanas
Artigo Anterior

Appian Capital Brazil conquista pelo 2º ano consecutivo a certificação Great Place to Work

Próximo Artigo

Museu do Saneamento Embasa é reaberto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moinho de Ilhéus
Economia

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Planta industrial
Economia

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Fachada do banco Master
Negócios

Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB

Próximo Artigo
Museu do Saneamento Embasa é reaberto

Museu do Saneamento Embasa é reaberto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Mão com caneta escrevendo em avaliação

Justiça Federal na Bahia abre inscrições para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Planta industrial

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Perspectiva ilustrada da Fachada interna da nova Land School

Land School: projeto educacional de alto investimento avança no Costa Azul

Oeste baiano projeta crescimento de 12% na safra de algodão 2021/2022

Soja e algodão puxam a safra baiana recorde de grãos em 2025

Mulher limpando vidro

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas

Jerônimo Rodrigues

Governador Jerônimo anuncia pagamento de precatórios e envia à ALBA projeto de lei para abono extraordinário de professores

Equipe da Oilema

Oilema conquista o selo GPTW, pelo segundo ano consecutivo

Ilustração

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, revela OMS

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

Oeste baiano projeta crescimento de 12% na safra de algodão 2021/2022

Soja e algodão puxam a safra baiana recorde de grãos em 2025

Mulher limpando vidro

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas

Jerônimo Rodrigues

Governador Jerônimo anuncia pagamento de precatórios e envia à ALBA projeto de lei para abono extraordinário de professores

Equipe da Oilema

Oilema conquista o selo GPTW, pelo segundo ano consecutivo

Ilustração

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, revela OMS

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.