Arraial d’Ajuda, na Bahia, é o destino mais acolhedor do mundo. É o que revela a 12ª edição do Traveller Review Awards, premiação da Booking.com que acontece anualmente e reconhece os prestadores de serviços de viagens de 221 países e territórios pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. Pela primeira vez, uma cidade brasileira ficou no topo da lista global, e o destino, que faz parte da Rota do Descobrimento do Brasil, agora também foi descoberto e premiado pelas mais de 309 milhões de avaliações verificadas de clientes.
Mas afinal, o que é que a Bahia tem? Arraial d’Ajuda é um distrito localizado no sul de Porto Seguro, litoral baiano, e é conhecido como um dos melhores destinos de praia do Brasil. Enquanto a vizinha Porto Seguro pode ser bastante agitada, Arraial d’Ajuda é o oposto. Famosa pelo ambiente calmo e sereno, a cidade é um destino ideal para os dois terços (66%) os viajantes que querem descansar e recarregar as energias enquanto viajam em 2024.
As casinhas coloridas espalhadas por toda a vila, ao redor da histórica Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, uma das mais antigas do Brasil, revelam todo o charme da cultura local. As ruas da cidade também abrigam várias boutiques, restaurantes e bares perfeitos para saborear a culinária típica, visitar lojas de artesanato e curtir o clima animado.
Para Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com, “Arraial d’Ajuda é um pedacinho da Bahia que te abraça com cores, histórias e uma atmosfera única. É como se a tranquilidade e a autenticidade se encontrassem à beira-mar. Em 2024, é o destino ideal para quem busca não apenas um lugar para descansar, mas também uma experiência de acolhimento”.
A lista dos lugares mais acolhedores do mundo desse ano mostra uma diversidade de destinos de todo o planeta, que vão desde cidades litorâneas a paraísos rústicos no deserto, com cidades do Oriente ao Ocidente, do biquini e pé na areia até os casacos e luvas. Confira a lista completa:
Os destinos mais acolhedores do mundo em 2024
- 1) Arraial d’Ajuda (Brasil)
- 2) Ermoupoli (Grécia)
- 3) Viana do Castelo (Portugal)
- 4) Daylesford (Austrália)
- 5) Grindelwald (Suíça)
- 6) Moab (Estados Unidos)
- 7) Uzes (França)
- 8) Mazatlan (México)
- 9) Jaisalmer (Índia)
- 10) Fujikawaguchiko (Japão)
Brasil sobre em ranking
E o reconhecimento da hospitalidade brasileira não se restringe somente ao território baiano. O Brasil subiu duas posições em relação ao ranking do ano passado e é o 7º país com mais premiações do Traveller Review Awards 2024. Pelo sétimo ano consecutivo, a Itália é o país com o maior número de premiados (181.012), seguida da Espanha (125.611), França (124.361), Alemanha (86.910) e Reino Unido (74.754). Polônia (61.693), Brasil (58.788), Estados Unidos (56.014), Croácia (53.971) e Portugal (32.910) completam o top 10.
Além disso, pelo sétimo ano consecutivo, os apartamentos foram os tipos de acomodação mais premiados nacionalmente (24.216 premiados), seguidos pelas casas de temporada (9.749). A terceira posição ficou os hotéis (6.789), enquanto o quarto lugar foi para as pousadas (6.765) e o quinto, para as casas de hóspedes (3.235).
Leia também: Tecon Salvador cresce 7,9% na movimentação geral de cargas em 2023