Antonio Silveira*
A Bahia teve uma forte presença no Matcher – Travel Business Opportunities, evento que reuniu 94 empresas e organizações ligadas ao trade turístico brasileiro com 75 operadores internacionais, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 28 e 29.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a Prefeitura de Camaçari e 11 empresas do setor formaram o maior bloco por estado e atraíram a atenção dos buyers internacionais.
Turismo de luxo
A Setur participou com um estande de 30 metros quadrados, onde divulgou as potencialidades das 13 zonas turísticas da Bahia. Além dos segmentos em que tem tradição — como o sol e praia, cultural e religioso –, um nicho em especial tem se expandido no Estado e atraído a atenção do mercado internacional: o de turismo e eventos de luxo.
O gerente de mercado da Bahiatursa, Pedro Gramacho, considera irreversível a expansão do segmento na Bahia, citando como exemplo a instalação de uma unidade do grupo Fasano, em Trancoso, e um resort da Anantara, do gupo Tivoli, em Barra Grande.
Gramacho lembrou que um grupo espanhol especializado em eventos de luxo manteve contato em busca de informações sobre Caraíva e Arraial da Ajuda. Os espanhóis já promoveram dois casamentos de luxo em Trancoso e têm intenção de expandir suas atividades na Bahia.
A diretora-executiva da Brazilian Luxury Travel Association, Simone Scorsato, citou o Hotel Fasano como o primeiro empreendimento do gênero implantado em Salvador. Há outros seis instalados no litoral sul do Estado. A BLTA tem 38 associados no Brasil.
Aldeia hippie
A subsecretária do Turismo de Camaçari, Lúcia Bichara, aproveitou o evento para apresentar um novo produto ao mercado: Costa de Camaçarí. Com 42 quilômetros de litoral, o município da Região Metropolitana de Salvador pretende explorar suas potencialidades turísticas e culturais.
Um dos focos do projeto é a aldeia hippie de Arembepe, que completou 50 anos em 2018: “Se aqui no Brasil muita gente não conhece o local, imagine os estrangeiros. Os operadores ficaram surpresos e interessados em conhecê-la”, lembrou.
Olho no olho
Durante os dois dias do Matcher – Travel Business Opportunities foram realizadas 2,4 mil reuniões. “Muitos compradores internacionais tiveram a oportunidade de conhecer produtos que não conheciam e ficaram bem impressionados com a diversidade turística”, disse Jeanine Pires, diretora do Matcher.
“Para nós, foi uma oportunidade para conquistar novos mercados”, destacou Socorro Alcoforado, gerente comercial do Catussaba Hotéis & Resorts. “Tivemos contatos com operadores com os quais não trabalhamos, como os europeus”.
“O futuro do Matcher é continuar fazendo eventos nesse estilo. Não somos uma feira. Proporcionamos olho no olho, vendas mais diretas que geram resultados”, pontuou Guillermo Alcorta, um dos organizadores.
O evento contou com o patrocínio da Gol, Air France/KLM, Prefeitura de Fortaleza e Estado do Ceará; Beach Park, Nettour e Tes Cenografia como parceiros; e Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Unedestinos, Associação Brasileira de Resorts (ABR), Tap Air Portugal, Copa Airlines e Azul como apoiadoras.
A próxima edição do Matcher também será no Ceará, nos dias 11 e 12 de maio de 2020.
* O jornalista viajou a Fortaleza a convite do Matcher