O Ministério de Minas e Energia dá sinal verde à continuidade das obras do Programa Luz Para Todos (LPT) em 11 estados em 2020. A meta é realizar 95.052 ligações com investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão para levar energia elétrica para moradores no meio rural ainda sem acesso a este serviço público. Deste total, a Bahia contará com pouco mais de R$ 445 milhões – o maior valor em todo o país. Em todo o estado, serão 31.861 novas ligações.
A Portaria, assinada pelo Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que aprova a proposta de orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os Estados com maior número de pessoas sem atendimento elétrico receberão a maior parte dos recursos.
O LPT atua no desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a redução da pobreza e da fome nas comunidades atendidas. Em 15 anos de existência do LPT, mais de 16 milhões de brasileiros foram beneficiados com 3,5 milhões de ligações realizadas. Apenas em 2018, foram realizadas mais de 53 mil novas ligações, beneficiando mais de 212 mil pessoas.
Atualmente 15 estados já foram universalizados, ou seja, atingiram a meta total de atendimento. São: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A meta do Programa é concluir a universalização do País até 2022, atendendo a toda a demanda passível de ligação com extensão de rede.
Com o acesso à energia elétrica, as melhorias trazidas para a vida das pessoas do campo são muitas: aumento da renda familiar, melhores condições na saúde, oportunidades de trabalho, segurança nas comunidades e retorno aos estudos. Segundo pesquisa realizada pela MDA Pesquisas, 93% das pessoas entrevistadas afirmaram aumento de qualidade de vida.