A comida baiana agrada a gregos e troianos. E também os americanos! Os estadunidenses então… Pensando nisso, a baiana de Belo Campo, Verônica Oliveira reuniu suas panelas e embarcou para a terra de Tio Sam para montar a sua marca Tapioca da Baiana. Lá ela fatura mais de US$ 1,5 milhão por ano entre seus negócios, que engloba um restaurante e uma fábrica de tapioca, ambos funcionando em Boston.
Verônica Oliveira conta à equipe do BadeValor que a sua grande mudança foi no ano de 2009, quando perdeu o emprego em um hospital, onde atuava. “Eu nunca empreendi na Bahia, mas inicie sozinha na cozinha da minha casa. Na época era somente uma idéia, mas depois de muita dedicação se tornou um negócio. Ideias sem atitudes são apenas idéias”, observa ela que meteu a mão na tapioca e fez sucesso com os gringos.
Hoje, mesmo com saudade da família e de sua terra natal, Verônica diz que não pretende voltar. O plano é conquistar o mercado estadunidense e ampliar sua atuação em mentoria, consultoria e treinamento em equipe. “Quero alcançar 100% desse mercado. Somente em 2022, uma das minhas empresas faturou mais de US$ 1.5 milhão, então estou no caminho certo. Para chegar aqui tive muita coragem para trabalhar, visão para sonhar e competência pra executar e aprender coisas novas”.
E para estimular seu público a empreender, Oliveira dá cinco dicas essenciais:
1- Autorresponsabilidade:
“Quando assumimos a responsabilidade, mesmo que diretamente não seja sua culpa, você ganha mais autoridade”.
2- Praticar exercícios físicos e manter a boa forma física:
“Sem isso você nunca será produtivo e a produtividade é que faz a humanidade evoluir”.
3- Buscar a independência financeira (pessoal e empresarial):
“Mantenha o controle do fluxo de caixa, saiba exatamente o que está entrando e saindo da sua empresa”.
4- Sistematizar o seu mundo:
“Procure sistemas para otimizar o seu tempo. Um dos maiores ativos de um empreendedor é o tempo”.
5- Comprometer-se com o processo que gera resultado:
“Seu foco precisa estar voltado para pessoas e processos que funcionam e trazem resultados”
A baiana ainda destaca que a motivação é o principal sentimento para gerar todos esses resultados. “Saber onde quer chegar, motiva e cria o propósito do caminho a percorrer. Nem todos os dias estamos dispostos a levantar e correr atrás dos nossos sonhos, mas é aí que faz a diferença. É preciso alinhar a sua visão com a motivação, assim no dia que estiver inconstante, o que você colocou no papel faz te lembrar de não desistir”, conclui a empresária vai realizar uma imersão no Club da Tapioca dia 28 de janeiro em Boston, com a presença da Mila Garro, Marcelo Carrilho e Elvis Moitinho.Serão cinco horas de imersão, voltado para empreendedores brasileiros que moram em Massachusetts e querem crescer o seu negócio.
Confira o Instagram de Verônica Oliveira em: https://www.instagram.com/verotapiocadabaiana/
Você está sendo convidado a participar do nosso grupo de notícias exclusivas. Receba informações sobre negócios e economia em primeira mão. Grupo somente para notícias, sem comentários ou diálogos.
Clique abaixo: