A Baianão Móveis e Eletro – uma das maiores redes varejistas da Bahia – firmou uma parceria estratégica com a Raízen Power para o fornecimento de 48 MWh de energia a 32 de suas lojas. A iniciativa visa reduzir em até 15% os custos com eletricidade, através da geração distribuída.
A geração distribuída é o modelo que prevê a geração de energia elétrica próxima ao local de consumo, normalmente a partir de fontes renováveis, como solar ou a biomassa. Essa modalidade permite que os consumidores gerem a própria eletricidade ou se beneficiem de créditos pela geração realizada por terceiros. Nesse sentido, a parceria funciona como um consórcio de coparticipação nas usinas administradas pela Raízen Power, os créditos gerados são enviados para a distribuidora local e refletem um potencial de economia na conta de luz do cliente, conforme as cotas contratadas.
A Baianão fou fundada em 2013, emprega mais de mil colaboradores e conta com operações em Salvador, região metropolitana e Feira de Santana. “Estamos focados em integrar soluções sustentáveis e eficientes nas operações, compromisso evidenciado por parcerias como esta”, ressalta Rafael Bacetto, vice-presidente da Baianão Móveis.
Mercado Livre de Energia
Com atuação tanto no Mercado Livre de Energia quanto em geração distribuída com o Clube Power, atualmente a Raízen Powe é uma das maiores comercializadoras de energia do País e possui mais de 100 mil clientes conectados em todo o seu portfólio. Na safra 2023/24, que se encerrou em março deste ano, a empresa comercializou 3,0 GW médios de energia no ambiente livre e dobrou sua atuação em geração distribuída para mais de 80 plantas, ampliando sua presença para mais de 15 estados.
A Raízen Power opera cinco usinas fotovoltaicas na Bahia, localizadas em São Félix, Irecê, Luís Eduardo Magalhães e Santa Bárbara. Juntas, essas plantas geram 3.200 MWh por mês, energia suficiente para abastecer cinco mil residências.
Segundo Alexandre Coquet, gerente comercial da Raízen Power, o contrato com a rede Baianão é representativo para os negócios. “Este acordo representa um importante passo para nós em relação à expansão regional e aos nossos objetivos de apoiar os clientes em suas jornadas de descarbonização. Estamos preparados para atender todos os perfis de consumidores por meio de uma simplificação da oferta, sempre buscando entregar a melhor experiência possível”, afirma.
Leia também: ‘Conversa de Valor’: Semana Nacional de Trânsito em foco