Do hospital para a cozinha, a enfermeira Lilla Bastos descobriu seu potencial empreendedor ao encerrar a carreira como funcionária pública para investir na marca SouFit, no município de Feira de Santana. Em apenas três anos de atuação, a feirense já fatura R$500 mil e prevê alcançar seu primeiro milhão neste ano. O que estimulou toda essa mudança foi a descoberta de uma intolerância à lactose e ao glúten, que a fez produzir doces para consumo próprio.
Como nos tempos atuais nada escapa à internet, ela passou a postar fotos de seus quitutes para estimular o consumo de alimentos saudáveis e, não mais que de repente, suas receitas caíram no gosto do público. Após receber diversos pedidos de encomendas decidiu, em 2018, abrir uma lanchonete dentro de loja de produtos naturais.
“Percebi de imediato que o mercado é promissor e que a escala gera lucratividade. Então desisti da lanchonete para iniciar a construção de uma cozinha, já que nesse momento ainda produzia em casa. Aluguei um espaço para cozinha e investi no delivery”, conta ela que, na contramão da maioria dos setores, cresceu com a pandemia impulsionada pelo serviço de entrega em domicílio.
“O fortalecimento do formato delivery, a presença nas redes sociais e a aposta em comunicação digital foram fundamentais para nossa expansão. Houve procura também de lojistas para realizar revendas e começamos as negociações Business-to-business (B2B). Conforme a produção foi aumentando, mudamos de espaço físico para acompanhar o crescimento da empresa, em 2019”. No ano seguinte, com a pandemia em alta, seu faturamento aumentou em torno de 80%, o que a levou a mudar de sede novamente no início de 2021.
Em tão pouco tempo e depois de seguidas mudanças, fixou-se em uma das avenidas principais da cidade, onde funciona a fábrica e a loja conceito. Além das 15 revendedoras distribuídas no estado da Bahia, a SouFit também está presente em 10 cidades entre 30 estabelecimentos comerciais.
Cursos
Para alcançar um espaço tão bom em tempo recorde, não basta o talento. Além da visão empreendedora, Lilla fez cursos de gastronomia saudável, em São Paulo, e de Personal Chef, no Rio de Janeiro, para se capacitar ainda mais na utilização de ingredientes ricos em fibras, adoçantes naturais, leite vegetal ou sem lactose e mix de farinhas compostos por oleaginosas. Os doces, bolos e tortas são o carro-chefe da empresa e o cardápio da SouFit contempla ainda salgados (pastéis, coxinhas, quiches, etc.), pães, saladas e refeições (lasanha, risoto, strogonoff, entre outros), tudo direcionado ao universo fitness, lowcarb e saudável.
“Entendi que posso levar mais sabor e alegria para a vida das pessoas, desmistificando o fato de que comida saudável é insossa e sem graça. Na SouFit consigo oferecer opções saborosas a pessoas impossibilitadas de consumir certos alimentos por intolerância, diabetes ou por levarem uma vida mais fitness e saudável”, ressalta a empresária.
Mesmo com a concorrência em alta, Lilla não foge à luta e trabalha no seu lema “focar para expandir”. Segundo ela, o mercado tem um potencial gigantesco. “Eu já tive tantas ideias dentro desse nicho que se eu tivesse condições abriria inúmeras empresas no ramo. Mas como o crescimento é resultado do foco, precisei focar realmente pra expandir. Mas não nego, no início minha mente se perdia entre tantas ideias e criatividades. É um mercado incrível!”.
O sangue empreendedor corre nas veias dessa feirense, que tem planos traçados até 2025. Um deles é de atracar na capital com um projeto “bem ousado e inovador” para expansão da sua linha de congelados.
“Esse mês lançaremos nossa franqueadora e vamos vender modelos de negócios para quem se interessar em investir na SouFit em sua cidade. Esse mercado tem altíssimo potencial com retornos garantidos. Estamos estudando várias possibilidades, mas as novidades ainda estão na versão secreta!”, disse ela com a língua coçando, mas com toda a cautela de uma baiana para lá de visionária.