A Bracell Papéis reuniu distribuidores, parceiros e representantes do setor de tissue institucional em um evento em São Paulo para apresentar os resultados de uma pesquisa inédita encomendada à Euromonitor International. O estudo traça um panorama detalhado do mercado brasileiro de tissue profissional, que contempla a venda das categorias de papel toalha, papel higiênico, wipers e guardanapos para uso institucional, e revela que o segmento movimentou R$ 2,2 bilhões em 2024, com projeção de ultrapassar R$ 2,5 bilhões até 2027.
“Trata-se de um levantamento inédito no setor de papéis, feito com o objetivo de apoiar decisões mais qualificadas em toda a cadeia. Ao escolhermos a Euromonitor, buscávamos não apenas rigor metodológico, mas também profundidade analítica. E esse trabalho ganha ainda mais relevância ao acontecer em um momento de expansão para a Bracell, com o anúncio da nova máquina de produtos em rolo, que reforça nossa capacidade de atender com escala, qualidade e previsibilidade”, afirmou Jonas Naranjo, Diretor Comercial e Head de Marketing da Bracell Papéis.
A máquina recém-adquirida será instalada na unidade de Lençóis Paulista (SP), e marca um novo patamar para a operação industrial da companhia. A Bracell Papéis, que começou sua operação na planta em meados de 2024, correspondeu a 3,5% do volume e por 2,8% do valor vendido no país no período.
Eduardo Aron, diretor-geral da Bracell Papéis, destacou que a pesquisa simboliza a consolidação de um ciclo iniciado dois anos antes, quando a empresa apresentou ao mercado sua proposta de atuação no segmento institucional. “Hoje, temos uma fábrica em plena operação, com tecnologia de ponta, integração logística e energia renovável. Mais do que isso, temos uma linha Professional estruturada e agora respaldada por dados que ajudam a orientar o crescimento do setor com inteligência e foco em valor”.
O estudo, conduzido entre abril e julho de 2025, confirmou a importância do Brasil no mercado global de tissue institucional, com 229 mil toneladas consumidas em 2024 e média de 1,1 kg por habitante. Em valor, o país movimentou R$ 2,2 bilhões, o que evidencia espaço para expansão qualitativa.
Na análise por categorias, o papel toalha lidera o mercado, seguido de papel higiênico, wipers e guardanapos interfolhados, a menor das quatro categorias. As categorias com maior previsão de crescimento nos próximos anos são wipers e guardanapos interfolhados.
O recorte por setores mostrou a saúde como líder, seguido pela indústria, escritórios comerciais e demais segmentos, que incluem foodservice, educação, transporte, hospitalidade e entretenimento. Esses segmentos variados concentraram 40,9% do consumo, com destaque para o consumo de guardanapos interfolhados e papel higiênico.
Regionalmente, o Sudeste e Sul são os maiores mercados, com 60% do mercado nacional. O Centro-Oeste conta com 15,7% do volume vendido. Já o Norte e Nordeste, ambos abaixo da média nacional, são as regiões com maior potencial de expansão nos próximos anos.
“O evento reforça a estratégia da Bracell Papéis de atuar de forma próxima ao mercado institucional, promovendo não apenas produtos, mas também conteúdo, inteligência de mercado e soluções integradas. Ao reunir distribuidores e tomadores de decisão em um ambiente de troca e análise, fortalecemos nossa posição como referência no setor e ampliamos nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável da cadeia de tissue no Brasil”, finaliza Naranjo.
A Bracell Papéis é a unidade de negócios da Bracell dedicada à produção de papéis tissue e produtos de higiene pessoal, com foco em qualidade, eficiência e sustentabilidade. Com operações industriais na Bahia, Pernambuco e em São Paulo, a empresa atua nas frentes de consumo e institucional, oferecendo soluções que combinam desempenho, conforto e responsabilidade ambiental.