BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Cartilha ajuda consumidores na relação com empresas aéreas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
01/09/2021
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

No caso dos viajantes por transporte aéreo, o comprovante de vacinação deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque (Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

Uma publicação lançada hoje (1º) pelo Ministério do Turismo pretende melhorar a relação entre consumidores e empresas aéreas, de forma a garantir melhor experiência aos turistas durante as viagens. Nesta primeira edição – e nas próximas duas, ainda a serem lançadas – a cartilha Consumidor Turista é focada no transporte aéreo. A ideia é lançar, na sequência, uma cartilha voltada ao modal rodoviário.

De acordo com a pasta, as três edições voltadas ao transporte aéreo abordarão, respectivamente, os períodos de antes, durante e após as viagens. Para acessar a publicação lançada hoje, chamada Transporte Aéreo: Antes da Viagem, clique aqui.

“Buscamos, com essas cartilhas, dar segurança jurídica na relação de consumo e [favorecer] a busca por segurança e menor preço de passagem. O Brasil tem um dos maiores preços de passagem aérea do mundo”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante o lançamento online da publicação.

A iniciativa tem a parceria do Ministério da Justiça, que foi representado pela secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues. “Queremos mais transparência para o consumidor [nessa relação]”, disse Juliana, ao destacar, entre as informações disponibilizadas na cartilha, questões como remarcação de passagens; melhores formas de se fechar acordos e contratos; e renegociação de viagens impactadas pela pandemia, o que inclui novas regras para reembolso e remarcação.

A cartilha reúne informações que vão desde as cobranças diferenciadas de tarifas até cuidados necessários para viagens com crianças e adolescentes, passando por acessibilidade, alterações no voo – além das regras excepcionais diante da pandemia da covid-19. Há também uma lista de legislações e de canais que detalham demais questões relacionadas ao segmento.

“Entre as orientações indicadas no documento está a cobrança diferenciada de tarifas nas passagens. Tarifas um pouco maiores podem incluir serviços opcionais, como despacho de bagagem, a marcação de assento de forma antecipada e multas menores caso seja necessário alterar o voo. Como o próprio nome diz, estes serviços são opcionais e só podem ser cobrados com a sua anuência”, informou o ministério.

Tags: Ministério do Turismo
Artigo Anterior

Itapemirim Transportes Aéreos coloca em operação sua quinta aeronave

Próximo Artigo

Balança comercial tem melhor saldo da história para os meses de agosto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cédulas de real
Economia

Governo libera FGTS bloqueado de trabalhadores do saque-aniversário

Senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e David Alcolumbre
Atualidade

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção

Sede do Banco Central do Brasil
Economia

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Próximo Artigo
Conteiners em um porto

Balança comercial tem melhor saldo da história para os meses de agosto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Refinaria Petrobrás

Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem

Planta Braskem

Projeto da Braskem no Polo de Camaçari que evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ vence premiação global

Curso SENAI

SENAI Bahia abre inscrições para mais de mil bolsas gratuitas em cursos técnicos para 2026

Vista aérea de Feira de Santana

Feira de Santana mantém 4ª posição no PIB da Bahia e amplia participação na economia estadual

Fábrica Fafen

Petrobras conclui manutenção da Fafen-BA e prevê retomada da produção em janeiro de 2026

Fazenda Agrodan

Agrodan se consolida como maior produtora e exportadora de manga do Brasil

Petrolina

Petrolina lidera ranking nacional de agronegócio e se destaca como polo exportador de frutas

Aeronave Azul

Azul deixa Chapter 11, reduz dívida e aposta no mercado doméstico para voltar ao lucro

Perspectiva Alameda Mall

Construtora Azinunes lança Alameda Mall, novo shopping de luxo no Caminho das Árvores

Cédulas de real

Governo libera FGTS bloqueado de trabalhadores do saque-aniversário

Embasa

Embasa tem 42 projetos selecionados no Novo PAC 2025 e garante R$ 7,3 bilhões em investimentos na Bahia

Fazenda Agrodan

Agrodan se consolida como maior produtora e exportadora de manga do Brasil

Petrolina

Petrolina lidera ranking nacional de agronegócio e se destaca como polo exportador de frutas

Aeronave Azul

Azul deixa Chapter 11, reduz dívida e aposta no mercado doméstico para voltar ao lucro

Perspectiva Alameda Mall

Construtora Azinunes lança Alameda Mall, novo shopping de luxo no Caminho das Árvores

Cédulas de real

Governo libera FGTS bloqueado de trabalhadores do saque-aniversário

Embasa

Embasa tem 42 projetos selecionados no Novo PAC 2025 e garante R$ 7,3 bilhões em investimentos na Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.