BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Cartilha ajuda consumidores na relação com empresas aéreas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
01/09/2021
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

No caso dos viajantes por transporte aéreo, o comprovante de vacinação deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque (Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

Uma publicação lançada hoje (1º) pelo Ministério do Turismo pretende melhorar a relação entre consumidores e empresas aéreas, de forma a garantir melhor experiência aos turistas durante as viagens. Nesta primeira edição – e nas próximas duas, ainda a serem lançadas – a cartilha Consumidor Turista é focada no transporte aéreo. A ideia é lançar, na sequência, uma cartilha voltada ao modal rodoviário.

De acordo com a pasta, as três edições voltadas ao transporte aéreo abordarão, respectivamente, os períodos de antes, durante e após as viagens. Para acessar a publicação lançada hoje, chamada Transporte Aéreo: Antes da Viagem, clique aqui.

“Buscamos, com essas cartilhas, dar segurança jurídica na relação de consumo e [favorecer] a busca por segurança e menor preço de passagem. O Brasil tem um dos maiores preços de passagem aérea do mundo”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante o lançamento online da publicação.

A iniciativa tem a parceria do Ministério da Justiça, que foi representado pela secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues. “Queremos mais transparência para o consumidor [nessa relação]”, disse Juliana, ao destacar, entre as informações disponibilizadas na cartilha, questões como remarcação de passagens; melhores formas de se fechar acordos e contratos; e renegociação de viagens impactadas pela pandemia, o que inclui novas regras para reembolso e remarcação.

A cartilha reúne informações que vão desde as cobranças diferenciadas de tarifas até cuidados necessários para viagens com crianças e adolescentes, passando por acessibilidade, alterações no voo – além das regras excepcionais diante da pandemia da covid-19. Há também uma lista de legislações e de canais que detalham demais questões relacionadas ao segmento.

“Entre as orientações indicadas no documento está a cobrança diferenciada de tarifas nas passagens. Tarifas um pouco maiores podem incluir serviços opcionais, como despacho de bagagem, a marcação de assento de forma antecipada e multas menores caso seja necessário alterar o voo. Como o próprio nome diz, estes serviços são opcionais e só podem ser cobrados com a sua anuência”, informou o ministério.

Tags: Ministério do Turismo
Artigo Anterior

Itapemirim Transportes Aéreos coloca em operação sua quinta aeronave

Próximo Artigo

Balança comercial tem melhor saldo da história para os meses de agosto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras
Economia

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Cestas básicas
Economia

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Facgada Banco Itaú
Economia

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Próximo Artigo
Conteiners em um porto

Balança comercial tem melhor saldo da história para os meses de agosto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Evento dia do algodão

Em edição histórica, Dia do Algodão celebra 25 anos da Abapa e conecta tradição e inovação

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Hugo Motta na mesa diretora da câmara

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Fachada do BNDES

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Hugo Motta na mesa diretora da câmara

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Fachada do BNDES

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.