A Casa dos Ventos e a Actis, dois dos principais players do mercado de energia renovável no Brasil, fecham operação envolvendo os complexos eólicos Ventos de São Clemente (216 MW), situado em Pernambuco, e Ventos de Tianguá (130 MW), situado no Ceará.
Os dois complexos eólicos desenvolvidos e implantados pela Casa dos Ventos passarão a ser detidos integralmente pela Echoenergia, empresa criada pela Actis, investidora líder em mercados emergentes nas áreas de energia, educação, consumo e serviços financeiros.
Segundo o diretor da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, a operação reforça a solidez da companhia para novos investimentos: “Esta transação possibilita à Casa dos Ventos continuar investindo de maneira relevante e competitiva no setor. Nos posicionamos de forma privilegiada para a retomada dos leilões e uma nova realidade que acreditamos para o Brasil”, revela Lucas Araripe. A Casa dos Ventos também está focada na conclusão das obras do seu mais recente empreendimento, Ventos do Araripe III (358 MW), que estará operacional em sua totalidade até junho e se tornará um dos maiores complexos eólicos da América Latina.
De acordo com Sérgio Brandão, diretor de Energia da Actis para o Brasil, “a aquisição demonstra o comprometimento da Actis para com o Brasil, o maior mercado de energia da América Latina”. Edgard Corrochano, CEO da Echoenergia, complementa que “esta operação é o primeiro passo na construção de uma nova plataforma de geração eólica da Actis no Brasil, a qual será seguida por outros investimentos nos próximos anos”.
[box type=”info” align=”alignright” class=”” width=””]A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Em 2017, a companhia completa dez anos no mercado e, atualmente, é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.[/box]