A Gol Linhas Aéreas, maior companhia aérea do País, anuncia importante movimento de renovação em sua gestão. Celso Ferrer, atual COO, assume a partir de 1º de julho o comando executivo da companhia. Paulo Kakinoff, há 10 anos como CEO da Gol, passará a integrar o Conselho de Administração da empresa, aportando sua ampla experiência e visão profunda do negócio adquirida depois de uma década ocupando o seu mais alto posto executivo.
“A Gol é uma empresa que está em constante renovação, buscando sempre se antecipar aos desafios futuros. É com isso em mente – e com enorme satisfação – que anunciamos Celso Ferrer como o CEO escolhido para o 3º ciclo de gestão nesses 21 anos de existência da Companhia. Eu trabalho com o Celso há 17 anos e posso atestar que ele possui um profundo conhecimento do setor e da empresa como um todo. Sem dúvida, é um executivo mais do que preparado para liderar os novos tempos da Gol”, afirma Constantino Júnior, presidente do Conselho de Administração da Gol.
A sucessão de Paulo Kakinoff tem sido cuidadosa e consistentemente preparada nos últimos três anos. E a opção pela sucessão interna através da escolha de um vice-presidente da companhia para ocupar sua posição, preserva e fortalece a cultura única construída nestes 21 anos da Gol, valorizando a competência de Celso Ferrer e perpetuando os valores e diferenciais que tornaram a empresa um dos maiores cases da história recente da aviação civil no país.
“Com imensa gratidão ao Conselho de Administração e a todo o Time de Águias pelo privilégio e pelo orgulho de ter servido à Gol ao longo de todos estes anos, tenho agora a alegria de anunciar o Celso Ferrer como o novo CEO da companhia. Ele é um dos melhores e mais bem preparados executivos com quem já trabalhei em toda a minha carreira profissional. Posso garantir que o Celso vai liderar, apoiado pelo nosso brilhante Time de Executivos, um ciclo ainda mais virtuoso da história da Gol, que está se iniciando agora”, assegura Paulo Kakinoff.
“É um processo de sucessão privilegiado, com a transição sendo acompanhada de perto por mim, Chairman e fundador, pelo Comitê de Gestão de Pessoas e Governança da Gol, e ainda com a mentoria do Paulo Kakinoff, que continuará aportando seu enorme know-how, agora como Conselheiro”, completa Junior.
Biografia: Celso Ferrer
Celso Guimarães Ferrer Junior tem 39 anos, 17 deles dedicados à Gol, onde iniciou sua carreira profissional como estagiário. Desde 2019 Celso é COO da Gol, liderando as áreas de Operações, Segurança Operacional, Aeroportos, Planejamento, Malha, Suprimentos e Frota. Anteriormente, atuou como Vice-Presidente de Planejamento por 5 anos, com vasta experiência em Pricing e Alianças.
Celso é graduado em Economia pela USP e em Relações Internacionais pela PUC-SP e possui ainda MBA Executivo pela Insead – França. É também um experiente piloto de linha área e compõe o quadro de tripulantes da Gol na frota Boeing 737.
“A Gol é uma empresa de oportunidades. Por ter sido formado aqui dentro desde o início de sua brilhante carreira, Celso conhece como ninguém a Companhia e o Time e reúne todas as competências de que precisamos.
Muito jovem e ao mesmo tempo muito experiente, nosso CEO está plenamente preparado para o novo e promissor ciclo da Gol”, finaliza Constantino Júnior.
Plano de voo para o futuro
As mudanças de cenário apontam para um novo horizonte da companhia. Celso Ferrer tem em seu plano de voo a missão de liderar os mais de 14 mil colaboradores da Gol na execução do plano estratégico da companhia, com foco especial nas jornadas de desenvolvimento digital, aceleração do processo de renovação da frota, novos serviços a clientes, sustentabilidade e expansão da malha.
Segundo o próprio Celso, “é um privilégio poder assumir a liderança dessa Companhia que tanto admiro e que teve uma influência tão decisiva na minha formação profissional. Como CEO, recebo não só o comando da GOL, mas também o imenso legado deixado pelos meus antecessores no cargo, Constantino Junior e Paulo Kakinoff, que desempenharam um papel brilhante na concepção e desenvolvimento da companhia”
“Assim como os CEOs anteriores, estou comprometido a honrar tanto o legado quanto o propósito da Gol, de contribuir para a construção do Brasil forte e justo que nos inspira e no qual acreditamos, de ser a primeira para os mais de 30 milhões de clientes que servimos anualmente, para os mais de 14 mil colaboradores que trabalham ao nosso lado hoje, para todos os nossos parceiros e amigos e para todos os acionistas que acreditam e investem em nossa Companhia. Isso, é claro, sem em momento algum perdermos de perspectiva nossa essência Simples, Humana e Inteligente”, conclui o novo CEO da Gol.