Mais três usinas eólicas entraram em operação comercial hoje na Bahia. Os parque, localizados nos municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique, possuem 34 aerogeradores e pertencem ao grupo paranaense Companhia de Energias Renováveis (CER Energia). “Nesta primeira etapa entregamos os primeiros 68 MW de potência instalada. Até janeiro de 2019 serão mais três etapas, que totalizarão 524 MW, equivalente à demanda de 2 milhões de pessoas”, destacou o engenheiro Luiz Fernando Cordeiro, CEO da empresa.
A empresa iniciou os estudos de vento na Bahia em 2010, e começou a viabilizar seus contratos de venda nos leilões de energia em 2013. “Estamos satisfeitos com o trabalho e o esforço de todos os envolvidos para colocar este projeto em pé. Construir este projeto em meio à conjuntura brasileira de 2014 e 2015, foi uma corrida de obstáculos”, destacou Luiz Fernando.
A CER foi criada por investidores paranaenses capitaneados pelo empresário João Elísio Ferraz de Campos. Com foco em energias renováveis, a companhia também desenvolve projetos de geração solar fotovoltaica, no semi-árido baiano, além de projetos de PCH no Paraná e no Mato Grosso. Desde a sua fundação já foram investidos mais de R$ 700 milhões no negócio. Hoje a empresa possui na sua carteira um total de 3.975 MW em projetos nas fontes eólica, hidráulica e solar.