A Chiquinho Sorvetes, uma das 50 maiores franquias do país, segundo o ranking da Associação Brasileira do Franchising (ABF), espera faturar este ano R$ 620 milhões. Consolidada em todo o país, a sorveteria mineira tem nada menos do que 680 lojas espalhadas pelo país, sendo 20 delas na Bahia, e mais três em implantação nas cidades de Itapetinga, Irecê e Caetité. A meta agora é abrir pelo menos 20 unidades em Salvador, conforme o fundador e presidente da marca, Isaías Bernardes de Oliveira.
De acordo com ele, o investimento nas franquias baianas, considerando o valor médio por implantação, foi de cerca de R$16 milhões. “Considerando as cidades com potencial teremos um investimento de R$ 50 milhões ao total. Hoje, a marca está estabelecida em todo o Brasil, mas o estado da Bahia, que tem excelente potencial, será trabalhado e será destaque nos próximos anos. O sabor do sorvete da Chiquinho é apreciado pelo povo baiano”, garante Oliveira.
No plano de expansão, como disse Oliveira ao BadeValor, está a participação ativa em eventos e feiras dedicadas ao atendimento, no Nordeste. “Vamos levar nossa proposta de negócio como uma das empresas mais sólida no mercado de alimentação, com retorno de capital e rentabilidade garantida. Nossa presença é marcante em todos os estados brasileiros e no Nordeste não será diferente, vamos implantar 200 unidades nos próximos anos”, garante Isaías, que já tem 65 unidades na região.

Este projeto já está sendo colocado em prática. Isso porque, a Chiquinho Sorvetes está entre as mais de 100 empresas que participam da Feira da Franquia, que será realizada na capital baiana, no Shopping Bela Vista, no estacionamento G1, de hoje até o dia 19 deste mês.
Segundo Oliveira, a participação no evento é para mostrar aos empresários que buscam trabalhar com franquias, aos profissionais liberais que querem investir em outros negócios e aos jovens investidores o potencial da sorveteria. Com 18 anos de mercado, a marca vai de vento em popa e acompanha o crescimento do setor que, neste ano, só no primeiro semestre, cresceu 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa um salto de receita de R$ 81,02 bilhões para R$ 91,43 bilhões, conforme dados da ABF.
Investimento
Para quem quer abrir uma franquia da marca Chiquinho Sorvetes deve desembolsar em torno de R$ 450 mil nas lojas tradicionais. Já em lojas de shopping, o investimento é de R$ 400 mil, a loja básica é de R$ 350 mil, quiosque de shopping R$ 310 mil e módulo externo R$ 390 mil.
Oliveira garante que o retorno é certo. “Vendemos em média quatro milhões de produtos por mês. Nosso carro-chefe é o Shake Mix®, um produto exclusivo. Temos vários diferenciais, mas o principal é o nosso atendimento ao franqueado. Possuímos uma estrutura completa de marketing, arquitetura, tecnologia, administração e jurídico. Isso faz com que o franqueado receba diretamente o apoio da franqueadora e o sucesso é certo”.
A sorveteria
De acordo com Isaísas, a empresa foi montada por ele aos 18 anos, quando abriu a primeira sorveteria na década de 80, com o apoio do seu pai, Francisco Olímpio de Oliveira, o Chiquinho, que foi homenageado pelo filho em sua marca de sorvetes, na cidade de Frutal, Minas Gerais.
Atualmente são mais de 680 lojas espalhadas pelo país. Após alguns anos de trabalho, Oliveira conta que percebeu a possibilidade de expansão do negócio em outras praças. “Abrimos em Guaíra, interior de SP, e depois em cidades vizinhas. No final dos anos 90, com uma pequena rede de lojas, implantamos o uso das máquinas de sorvete soft e desenvolvemos uma receita própria para a base do sorvete. Entramos para o franchising quando a rede tinha 80 unidades próprias”, revela ele.