Em um marco inédito, Cimegripe, a marca de antigripais da Cimed – terceira maior farmacêutica em volume de vendas – assumiu, pela primeira vez de forma conjunta, a liderança de mercado, tanto em faturamento quanto em unidades vendidas, destacando-se como referência no segmento. Esse resultado é fruto de um robusto reposicionamento da marca, acompanhado por investimentos significativos em mídia e ações comerciais ao longo dos últimos dois anos.
Nos últimos 12 meses, Cimegripe atingiu mais de 200 milhões de reais em faturamento, com a comercialização de 4 milhões de unidades. Embora o mercado de medicamentos de inverno tenha enfrentado desafios devido à chegada tardia da estação em 2024, Cimegripe conseguiu aumentar sua participação de mercado, alcançando 20,4% de share em valor e 35,9% em volume. Esses números superam os do principal concorrente, que possui 18,3% em valor e 11,4% em volume, consolidando a marca como líder absoluta no segmento.
Na fatia de medicamentos vendidos pela Cimed na Bahia, os genéricos correspondem a um faturamento de R$6,8 milhões, sendo o Cimegripe líder de vendas no Estado, representando cerca de R$3 milhões desse total. Presente em 5.500 farmácias baianas, o antigripal faz parte do portfólio de medicamentos OTC da Cimed, que não exigem prescrição médica.
Estratégia
O sucesso de Cimegripe pode ser atribuído a um reposicionamento estratégico da marca, que envolveu um investimento de R$5 milhões em 2024, representando um aumento de 90% em relação ao ano anterior. Esse investimento foi direcionado a campanhas de merchandising no Domingão com Huck, mídia no ponto de venda (MPDV) e ações comerciais que fortaleceram a visibilidade e o engajamento com os consumidores. “Essa estratégia foi fundamental para garantir nossa liderança em um mercado tão competitivo. Acreditamos que a combinação de inovação, qualidade, comunicação eficaz e expansão do portfólio nos permitirá manter essa posição”, afirma João Adibe Marques, CEO da Cimed.
Além do investimento em mídia, a marca também lançou novas variantes de seus produtos em 2023, como Cimegripe MUC, Cimetosse e Cimespray, ampliando a linha de produtos para atender melhor às necessidades dos consumidores brasileiros. Esses lançamentos foram bem recebidos pelo mercado e contribuíram para o fortalecimento do portfólio de antigripais da Cimed.
CIMED
A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). C
om sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.
Leia também: Cimed promove mega feirão para farmácias em Salvador