Com a participação de 800 expositores e a expectativa de atrair até 100 mil visitantes, a 32ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) começa neste sábado, no Parque de Exposições de Salvador. Até o dia 1º de dezembro, o evento irá oferecer uma série de atrações para baianos e turistas, como a realização do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga, leilões de animais, venda de centenas de produtos da agricultura familiar, cinema 3D, espaço gastronômico, palestras e cursos, o lançamento do Portal do Agronegócio, dentre outras.
“É um evento de grande importância, o maior do Norte e Nordeste. A Fenagro é uma oportunidade para o setor expor seus produtos, trocar informações, adquirir tecnologias, e isto é de fundamental importância para que a gente consiga impulsionar ainda mais o agronegócio”, disse Lucas Costa, secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, acrescentando que, apesar de toda a crise econômica, o agronegócio é o setor que ainda cresce no Brasil e na Bahia. “Nós temos um potencial enorme. O agronegócio baiano responde por cerca de 25% de toda a riqueza gerada no estado e emprega um terço da população ativa”, acrescentou o secretário.
A Fenagro é uma oportunidade para o setor expor seus produtos, trocar informações, adquirir tecnologias, e isto é de fundamental importância para que a gente consiga impulsionar ainda mais o agronegócio
Em sua fala, durante o lançamento oficial da Fenagro 2019, o secretário destacou ainda o lançamento do Portal do Agronegócio. “O portal vai ajudar o produtor a identificar ainda melhor as aptidões agrícolas do estado”, afirmou. A ferramenta – que conta com a parceria de outras secretarias, entidades e órgãos públicos, como as secretarias de Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, SEI, Inema, universidades e IBGE – trará um mapeamento completo de toda a produção agrícola e agropecuária de cada município do Estado.
“Numa segunda etapa teremos imagens de satélites, que vão permitir, por exemplo, observar se os produtores baianos estão cumprindo o vazio sanitário, dentre outras informações estratégicas”, afirmou Costa. “É um produto inovador, da forma como a gente está fazendo não tem em nenhum outro estado do Brasil”.
Agricultura familiar
Presente no evento – que ocorreu nesta terça-feira (18), num restaurante de Salvador e reuniu autoridades e dezenas de expositores e empresários do setor – o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou, durante a Fenagro, a realização da 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Ele informou que serão expostos durante o evento cerca de 2.600 produtos provenientes de mais de 400 cooperativas e associações. “É uma atividade [a agricultura familiar] que reúne na Bahia cerca de 1,6 milhão de agricultores, gerando uma economia muito importante para o estado”, assinalou Gomes.
A feira da agricultura familiar terá 27 armazéns cenográficos em clima de interior. Estarão sendo comercializados cortes especiais de cordeiro, espetinho de bode, carne defumada de caprino, azeite de licuri, vinho caseiro de jaca, queijo de leite de cabra maturado na cachaça e ao vinho, hambúrgueres de sardinha e de jaca, tilápia, ostra, cafés finos, chocolates, nibs caramelizado e granulado, cachaças, licores, mel, pólen, geleias, café gourmet, flocão de milho não transgênico, castanhas de caju, doces, sorvetes, sequilhos, biscoitos, beijus, artesanato, moda, cosméticos, dentre outros produtos.
O secretário informou ainda que a feira contará este ano com Praça Gastronômica com uma Vila do Forró, Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. “É um momento importante para a agricultura familiar baiana e brasileira. Trata-se do maior evento de comercialização da agricultura familiar do país”, destacou o secretário.
Apoio
A Fenagro é uma parceria da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba) com a Seagri e a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Almir Lins, coordenador do evento e presidente da Accoba, disse que a expectativa é realizar este ano uma exposição ainda maior e melhor do que a do ano passado. “A cada ano o evento fica mais forte”, afirmou, acrescentando que para o sucesso da Fenagro tem sido de fundamental importância o apoio da Secretaria da Agricultura. “É o nosso principal apoiador. Sem o governo do estado tudo isso, certamente, não iria acontecer”, pontuou.
Lins disse ainda que, para os produtores e criadores, a principal atração este ano da Fenagro é o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada – um evento nacional, com os melhores animais do país. Serão quatro leilões, só em um deles a expectativa é de movimentar R$ 4 milhões.
“Montamos uma mega-estrutura para este evento, com camarotes, transmissão ao vivo, telão de LED. Para as famílias, teremos a vila do forró, os tradicionais passeios de pôneis, os 10 anos da feira de agricultura familiar e, no dia 30, uma apresentação de Adelmário Coelho e de Léo Mecêdo, da Banda Estakazero”, disse.
Serviço
32ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro)
Local: Parque de Exposições de Salvador
Quando: 23/11 a 1º/12
Funcionamento: das 8 às 22 horas
Ingresso: R$ 10 (entrada franca para crianças até 10 anos e idosos)