BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Comércio ganha fôlego e vendas do setor na Bahia crescem 5,2%

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/07/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Hipermercados e supermercados devem concentrar 40,4% do total de vendas relativas às compras do Dia dos Pais (Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia cresceram 1,2% em maio em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Foi o segundo resultado positivo consecutivo nessa comparação: de março para abril as vendas tinham avançado 0,9% no estado. Foi também o melhor desempenho para um mês de maio desde 2014, quando as vendas haviam crescido 5,7% nesse confronto. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE. Na comparação com maio de 2018, os resultados do varejo baiano também foram positivos e mostraram um quadro semelhante ao da comparação com abril. As vendas cresceram (5,2%) pelo segundo mês consecutivo, bem acima da média nacional (1,0%) e mostrando o melhor desempenho no estado desde maio de 2014 (quando o avanço havia sido de 8,3%).

Nesse confronto, as vendas do comércio varejista também cresceram em 16 dos 27 estados, com destaques positivos para Amapá (21,0%) e Santa Catarina (12,3%). Por outro lado, os maiores recuos ocorreram no Piauí (-6,5%) e na Paraíba (-7,1%).

Com os resultados de maio, as vendas do varejo baiano acumulam alta de 1,6% no ano de 2019, frente ao mesmo período de 2018, descolando-se positivamente da média nacional (0,7%). Nos 12 meses encerrados em maio, o comércio na Bahia também mantém variação positiva (0,8%), ainda que abaixo da média nacional (1,3%).

Vendas crescem em 6 das 8 atividades do varejo

Em maio, na Bahia, o volume de vendas cresceu em 6 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), frente ao mesmo mês de 2018.

Houve recuos apenas nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-50,1%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,9%), que vêm em quedas seguidas desde julho de 2018 e desde novembro de 2018, respectivamente.

Em termos de magnitude da taxa, os maiores aumentos nas vendas foram registrados nos segmentos de combustíveis e lubrificantes (15,7%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,5%).

A alta nas vendas dos combustíveis foi também a principal influência positiva para o desempenho geral do varejo baiano em maio19/ maio18 (5,2%). O segmento vinha com quedas praticamente ininterruptas desde setembro de 2017 e havia recuado fortemente em maio de 2018 (-18,0%), em parte devido à greve dos caminhoneiros.

Já o segmento de artigos farmacêuticos tem o melhor desempenho do varejo baiano neste ano de 2019, com crescimento de 7,8% de janeiro a maio e altas seguidas nas vendas desde outubro de 2017.

O aumento nas vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%) também merece destaque em maio, pois, apesar de ter sido o mais modesto entre as atividades, teve uma influência importante no resultado do comércio baiano como um todo, pelo peso que o segmento tem na estrutura da receita do setor.

Varejo ampliado tem variação negativa

Em maio, na Bahia, o comércio varejista ampliado mostrou variação negativa (-0,1%) frente a abril (série com ajuste sazonal), mas teve alta nas vendas na comparação com maio de 2018 (4,6%).

Ambos os resultados foram inferiores aos do varejo restrito no estado (1,2% e 5,2%) e ficaram abaixo das taxas nacionais, que foram de 0,2% e 6,4%, respectivamente.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Na comparação com maio de 2018, as vendas desses dois segmentos voltaram a avançar, após dois meses em queda. O resultado dos veículos foi melhor (4,4%) que o dos materiais de construção (1,0%). Ainda assim ambos se mantêm negativos no acumulado no ano de 2019 (-4,1% e -3,0%, respectivamente).

Assim, as vendas do varejo ampliado baiano seguem em queda no acumulado em 2019 (-0,3%), embora ainda sustentem uma leve variação positiva nos 12 meses encerrados em maio (0,1%). Ambos os resultados são bem piores que os do país como um todo (3,3% e 3,8% respectivamente).

Tags: BahiacomércioIBGEvarejo
Artigo Anterior

Terceira edição da ExpoTech vai reunir 48 expositores

Próximo Artigo

Ford Ka é o segundo mais vendido em junho; Ranger ganha participação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Funcionárias do porto
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Próximo Artigo

Ford Ka é o segundo mais vendido em junho; Ranger ganha participação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Funcionários do ICMBio

ICMBio reforça quadro com novas nomeações e amplia capacidade de gestão ambiental

BaianaSystem

BaianaSystem conquista Grammy Latino com o álbum “O Mundo Dá Voltas”

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Breno Ricardo Oliveira e Renato Oliveira Targino, e Rodolfo Soares Teixeira

Professores cearenses conquistam ouro em olimpíada nacional e garantem intercâmbio na China

Entrada COP30

Salvador será destaque na COP30 com coordenação de painéis oficiais e apresentação de ações pela mudança climática

BaianaSystem

BaianaSystem conquista Grammy Latino com o álbum “O Mundo Dá Voltas”

Ivan Euler coordenando painel na COP30

COP30: Salvador coordena painel sobre Ação Climática em Grandes Eventos nesta sexta-feira (14)

Festival scream

SCREAM Festival 2025: maior evento de Comunicação e Marketing da Bahia chega à sua 8ª edição

Breno Ricardo Oliveira e Renato Oliveira Targino, e Rodolfo Soares Teixeira

Professores cearenses conquistam ouro em olimpíada nacional e garantem intercâmbio na China

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

BaianaSystem

BaianaSystem conquista Grammy Latino com o álbum “O Mundo Dá Voltas”

Ivan Euler coordenando painel na COP30

COP30: Salvador coordena painel sobre Ação Climática em Grandes Eventos nesta sexta-feira (14)

Festival scream

SCREAM Festival 2025: maior evento de Comunicação e Marketing da Bahia chega à sua 8ª edição

Breno Ricardo Oliveira e Renato Oliveira Targino, e Rodolfo Soares Teixeira

Professores cearenses conquistam ouro em olimpíada nacional e garantem intercâmbio na China

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.