Tatiany Carvalho*
A criação de um posicionamento intencional é um dos desafios que nos cerca diariamente. Mesmo para os que são avessos à exposição nas redes sociais. Afinal, todos nós transmitimos mensagens sobre quem somos a partir de nosso comportamento, nossos valores, nossas crenças, enfim, sobre nossa maneira de viver.
Isso significa que não dá para dissociar sua imagem pública de sua vida pessoal. Faça o teste: você seleciona o que publica em suas redes ou faz postagens aleatórias? Nossa imagem é construída com base em uma coletânea de fatos que cercam nosso cotidiano. Por isso que cada pessoa tem uma história única que a diferencia e lhe permite ser um ponto vermelho no meio da multidão.
A imagem icônica capturada pelas lentes do fotógrafo Evan Vucci, da Agência de Notícias Associated Press, durante o atentado ao ex-presidente americano Donald Trump, nos Estados Unidos, mostra o homem aguerrido, em luta, com seu punho erguido enquanto o sangue escorria por seu rosto após ser alvejado em uma tentativa de homicídio, no último dia 13. Vimos várias simbologias naquela imagem associadas à figura de Trump, muito mais do que a bandeira americana flamejando ao alto da fotografia.
Sejamos famosos ou não, todos nós temos traços e simbologias associados às nossas marcas pessoais – como nos comunicamos, como nos comportamos, o tom de voz que utilizamos, as mensagens que transmitimos. Para os empreendedores liberais e empresários que querem transmitir autoridade e credibilidade publicamente para fins de posicionamento de imagem, convido-os a refletir sobre a intencionalidade em sua comunicação. Como querem ser reconhecidos? A partir desta definição, conte as histórias que podem ajudar a referendar as mensagens-chaves de seu storytelling pessoal.
Trabalhe tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos de sua comunicação. Você tem uma boa oratória? Qual o seu tom de voz diante de uma crítica? Usa uma linguagem textual que tenha aderência ao seu público-alvo? As pessoas conhecem os serviços de sua marca?
Quando se quer ampliar o relacionamento para novos públicos nas redes sociais, o ideal é que você faça uma curadoria de conteúdos que conte não só sobre suas escolhas profissionais – mostre seus valores, opiniões, crenças. Afinal, as pessoas se conectam com pessoas.
Planner da Semana
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(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho