BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Nacionais

Como um autodidata construiu um império no e-commerce e pretende faturar R$236 milhões

REDAÇÃO por REDAÇÃO
18/08/2022
em Negócios Nacionais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Como um autodidata construiu um império no e-commerce e pretende faturar R$236 milhões

Para quem começou há mais de 25 anos a desenvolver sistemas por curiosidade, o atual CEO da Grão de Gente, Gustavo Ferro, já mostrou que tem uma criatividade ímpar (Foto: Diogo Peres)

Share on FacebookShare on Twitter

Os números dão dimensão do gigantismo que a Grão de Gente, à beira de celebrar seus 10 anos de vida, transformou-se nesse período. Com mais de 4,5 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões no Facebook, é a marca que mantém o segundo maior engajamento nas redes sociais. Diariamente são enviados cinco mil produtos para todo o Brasil e mais de duas mil vendas são concluídas na plataforma, o que geram em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. São mais de 50 mil itens no portfólio, coleções capazes de solucionar as necessidades de mães e pais da primeira infância. Do enxoval completo à carrinhos, cadeirão à objetos decorativos para o quarto do bebê, a loja que nasceu genuinamente no e-commerce em 2012 faturou pouco mais de R$201 milhões em 2021 e, mantendo o ritmo de crescimento, prevê somar um montante de R$236 milhões em 2022.

A mente por trás desse império é Gustavo Ferro, um autodidata que desde os 15 anos (hoje com 43) foi estudando por conta própria e implementando inovações por onde passava. Do ajudante geral que criava artes gráficas para o chefe, ao caixa de uma churrascaria que criou o primeiro sistema de gerenciamento de dados para o negócio, Ferro foi aprendendo sozinho a desenvolver programas no computador e a usar diversas ferramentas, como HTML, Photoshop e Flash.

Chegou a dar aulas de informática, mas foi o emprego numa empresa de desenvolvimento de software e web que as coisas começaram a se delinear. Era o ano de 2000 e Gustavo teve contato, pela primeira vez, com a construção de e-commerces. Aprendeu a fazer e, em dois anos, criou sua própria agência digital, com uma pegada de solução 360º e foco em e-commerce e marketing de performance – algo totalmente novo na época.

Durante 10 anos atendeu gigantes do varejo e digitalizou operações bancárias. Atendeu clientes de diferentes segmentos do mercado e trouxe soluções inovadoras para cada um. Mas se por um lado o negócio ia tão bem, por outro, uma dúvida o instigava: se os clientes cresciam e prosperavam tanto com os seus conhecimentos, por que não poderia ele ter o seu próprio e-commerce? Por uma questão de logística e facilidade na operação, criou uma plataforma focada em produtos de cama, mesa e banho.

A partir das imagens disponibilizadas pelos fornecedores, Gustavo vendia, comprava e entregava para o consumidor. O inevitável, portanto, aconteceu: esse “braço curioso” da agência prosperou demais e, em seis meses, foi vendida para um investidor. Empolgado com o resultado, decidiu apostar agora em um nicho que havia se despontado na primeira iniciativa: enxoval para bebês. A Grão de Gente surgia então, em 2012, fruto da ousadia e perspicácia de um rapaz criativo e visionário de 32 anos.

Para pequenas pessoas, um grande negócio

Genuinamente virtual, a Grão de Gente foi expandindo tanto que, aos poucos, engoliu a agência que a criou. Cresceu a ponto de ocupar todo o escritório e trazer para si os funcionários da agência. Não tinha mais como voltar atrás: era maior do que a ideia inicial. Gustavo adotou a mesma estratégia da antecessora – comercializar peças de fornecedores -, mas o ritmo de crescimento foi além e parcerias exclusivas e um leque de produtos próprios foram criados. Em 2015 passou a desenhar sua própria linha, o que impactou diretamente na construção da fábrica, hoje com mais de 15 mil m² . Investiu em mercadorias licenciadas, algumas já à venda, como kits com tema da Hello Kitty, O Show da Luna, Galinha Pintadinha e Disney.

No final de 2021 incluiu marcas consolidadas do mercado no segmento de carrinho de bebê, mamadeira e cadeirinha para carro, tornando assim o e-commerce uma solução completa para mães e pais gestantes e com crianças na primeira infância. Passou também a vender para famílias residentes nos Estados Unidos, abrindo um outro viés de negócio: a internacionalização da marca e a possibilidade de entregar em qualquer lugar do planeta.

Para quem começou há mais de 25 anos a desenvolver sistemas por curiosidade, o atual CEO da Grão de Gente, Gustavo Ferro, já mostrou que tem uma criatividade ímpar e pode levar o negócio a níveis inimagináveis -pelo menos para nós.

Tags: e-commerceGrão de GenteGustavo Ferro
Artigo Anterior

Nova loja da Ferreira Costa, em Salvador, vai gerar 1.150 empregos

Próximo Artigo

Veículos com placas de finais 3 e 4 devem quitar o IPVA até este mês

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aeronaves GOL e Azul
Negócios

Gol e Azul encerram negociações de possível fusão e acordo de codeshare

Roberto Campos Neto
Negócios Nacionais

Ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto assumirá cargo estratégico no Nubank

Negócios Nacionais

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

Próximo Artigo
Imagens do trânsito na avenida Paralela

Veículos com placas de finais 3 e 4 devem quitar o IPVA até este mês

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Exame de mamografia

Ferreira Costa realiza mutirão com 240 mamografias gratuitas em Salvador durante o Outubro Rosa

Navio Geely Jisu

Rival da BYD: Geely apresenta maior navio da marca para transporte de carros

Prefeito Bruno Reis

Prefeitura apresenta novo Plano Estratégico com foco na transformação social e investimentos de R$ 4,8 bilhões

Leroy Merlin terá eletropostos em lojas de 14 estados; confira detalhes

Leroy Merlin terá eletropostos em lojas de 14 estados; confira detalhes

Mr. Tyler Li, Angelo Almeida e Alexandre Liu

BYD reafirma investimento em pesquisa e desenvolvimento na Bahia

Fabiano Contarato, Mário Conceição

Trânsito: congresso reúne especialistas de todo o País para discutir segurança viária

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Empresa do Grupo Novonor, OR está contratando em Salvador, Recife e São Paulo

Empresa do Grupo Novonor, OR está contratando em Salvador, Recife e São Paulo

Trabalhadores por aplicativo

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Cartões de crédito

65% dos brasileiros têm mais de um cartão de crédito, mostra pesquisa da Serasa

Fabiano Contarato, Mário Conceição

Trânsito: congresso reúne especialistas de todo o País para discutir segurança viária

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Empresa do Grupo Novonor, OR está contratando em Salvador, Recife e São Paulo

Empresa do Grupo Novonor, OR está contratando em Salvador, Recife e São Paulo

Trabalhadores por aplicativo

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Cartões de crédito

65% dos brasileiros têm mais de um cartão de crédito, mostra pesquisa da Serasa

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.