Os brasileiros que viajarão no Carnaval 2019 estão buscando destinos fora da tradicional rota da folia. Segundo uma pesquisa realizada pela Decolar – maior empresa de viagens online do Brasil e América Latina –, destinos como São Paulo, Orlando, Porto Alegre, Nova York, Lisboa e Buenos Aires vêm crescendo na preferência dos brasileiros para aproveitar o feriado prolongado de março. Orlando, por exemplo, subiu duas posições no ranking geral em relação à 2018.
“Rotas tradicionais de carnaval, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza estão e sempre estarão entre os destinos preferidos dos brasileiros. Porém, em 2019 percebemos um comportamento um pouco diferente. Talvez pelo Carnaval ser um dos poucos feriados prolongados do ano, os brasileiros estão buscando destinos como Orlando, Nova York, Lisboa e Buenos Aires, que não oferecem um carnaval típico, mas são cidades tradicionais de férias”, ressalta Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar.
O estudo também traz os recortes por destinos nacionais e internacionais separadamente. Entre os destinos nacionais, cidades menos badaladas também estão ganhando força e a simpatia dos brasileiros.Já a lista dos destinos internacionais está dividida entre Américas e Europa e traz destinos típicos de descanso e diversão de férias. “Apesar de termos festa de carnaval em Lisboa, por exemplo, o Top 10 de destinos internacionais deixa claro o objetivo de viagem de férias que os brasileiros estão procurando para o Carnaval deste ano”, comenta Moshe.
HÁBITOS DE VIAGEM
A Pesquisa de destinos preferidos dos brasileiros para o Carnaval 2019 também aponta uma preferência dos viajantes em aproveitar o período acompanhado. Quando decidem ir para destinos nacionais, os brasileiros ainda se aventuram um pouco mais e o percentual de pessoas que viajam sozinhas aumenta em comparação aos internacionais.
Outro dado que o estudo mostra diz respeito ao planejamento. Como de costume, o brasileiro está fechando sua viagem de carnaval para 2019 com pouco tempo de antecedência, sendo que a maior média, que é para destinos internacionais, não chega a 2 meses de antecedência.