Para manter o nível de serviço das rodovias sob sua administração em condições adequadas de trafegabilidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) segue atuando na manutenção da malha. Recentemente a autarquia executou serviços de conservação/manutenção em um trecho de 70 quilômetros descontínuos da BR-101/BA, entre Feira de Santana e Laje, contemplando o segmento conhecido como Pedra do Cavalo. No trecho foram investidos cerca de R$26 milhões.
Atualmente estão em andamento trabalhos entre o km 166,3 e o km 288,3 da BR-101/BA e já foram executados, conforme a necessidade, serviços na pista de rolamento como fresagem e recomposição do pavimento e impermeabilização de fissuras. Também foram realizadas ações rotineiras de limpeza dos elementos de drenagem (meio fios, sarjetas, descidas d’água, caixas de passagens, bueiros, canaletas, etc.) capina e roçada.
A recuperação beneficia diretamente o tráfego dos municípios de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas e Laje. Para a região, as obras ampliam a segurança dos condutores locais e de longa distância.
Importância
A BR-101 cruza a Bahia, margeando o litoral, fazendo a conexão com Sergipe e demais estados do Nordeste ao Sul do País, passando pela região Sudeste. As melhorias no trecho baiano garantem uma boa trafegabilidade e agilidade no deslocamento dos cerca de 12 mil veículos que trafegam diariamente no segmento contemplado. Desse total, 35% (4,2 mil veículos) são de transporte de carga, especialmente para o escoamento da produção local de avicultura, bovinocultura, piscicultura, fruticultura, entre outras.
Leia também: Pan American Energy inaugura complexo eólico de R$3 bilhões na Bahia