No primeiro semestre de 2022, o Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, inaugurou 62 unidades. No formato loja, a rede é uma das poucas no país a atingir essa marca no ano. Agora, são mais de 600 franquias entre operação e implantação. “O Mercadão dos Óculos expande de forma constante e sólida porque oferece um modelo de negócio funcional para todas as regiões. Além disso, temos um suporte de excelência, o que potencializa os resultados”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.
Só neste ano a franquia Mercadão dos Óculos cresceu em 16 estados. “Abrimos nossa primeira unidade em Alagoas, que segue com um bom desempenho. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul foram mais de 15 inauguradas”, comenta.
Para alcançar este objetivo, a franquia colocou em prática algumas estratégias. Uma delas foi a criação do modelo de Loja Fit, para cidades de até 30 mil habitantes. “Isso nos ajudou a chegar em municípios onde havia uma demanda maior por óticas”, conta.
Além disso, o Mercadão dos Óculos investiu forte no trabalho com multifranqueados. No total, esse tipo de empreendedor representa cerca de 50% de todas as franquias da rede e, em 2021, das 171 franquias comercializadas, 43% foram para eles.
Em junho, foram abertas seis unidades em três estados diferentes. As novas franquias estão localizadas em Chapecó (SC), Ponta Grossa (PR), Itararé (SP), Rio Claro (SP), Osasco (SP) e no bairro de Tucuruvi, em São Paulo (SP). E, ainda para julho, já estão previstas quase 20 inaugurações por todo o país.
De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 13,4% em faturamento no primeiro trimestre de 2022.