BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Em ano excepcional, Assaí avança na Bahia e vê lucro alcançar R$1,6 bilhão

REDAÇÃO por REDAÇÃO
23/02/2022
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Share on FacebookShare on Twitter

JOANA LOPO

O Assaí Atacadista teve em 2021 o seu ano de glória. Fez cisão com Grupo Pão de Açúcar (GPA), estreou com pompa na B3 – Bolsa paulista – e abriu 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas. Somente na Bahia, a empresa abriu duas novas unidades  em dezembro passado, uma em Feira de Santana e outra em Barreiras. O estado, portanto, é o terceiro com maior quantidade de lojas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor regional do Assaí Atacadista, Fabio Santos, são 18 lojas na Bahia, que geram  cerca de nove mil empregos entre diretos e indiretos. “Estamos presentes no estado desde 2013. O nosso modelo de negócios tem sido muito bem recebido pela população baiana, que busca em nossas lojas um atendimento de qualidade e mais economia para o dia a dia. Isso significa que no Assaí os nossos clientes conseguem comprar mais gastando menos tudo aquilo que precisam para a sua despensa ou para o seu negócio”, disse.

Resultado de 2021

Em seu primeiro ano de operação como empresa independente, a companhia entregou os objetivos anunciados em expansão, ganhou market share em todas as regiões do país e manteve a margem Ebitda em patamares elevados e consistentes. Em 2021 registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, uma alta de 61% em relação ao ano anterior. A empresa também avançou em receita bruta, com R$ 45,6 bilhões em faturamento, incremento de R$ 6,2 bilhões (+15,8%) comparado a 2020.

Embora a pandemia e a crise econômica tenham causado estragos no país, a rede Assaí conseguiu gerar 11 mil novos empregos e ampliou a sua estratégia para contribuir no combate à fome ao país, doando 27% a mais de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, foram 1,3 mil toneladas de alimentos que chegaram às mãos dos que mais precisam por meio de parcerias com diferentes instituições beneficentes.

No ano, as vendas alcançaram R$ 41,9 bilhões – alta de 16,5%. O crescimento robusto está baseado em diferentes motores, entre eles um plano acelerado de expansão, que contou com a abertura histórica de 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas (o maior histórico de construção para o setor de cash & carry brasileiro). A região Nordeste recebeu, no total, oito novas unidades do Assaí em 2021 (sendo duas unidades no Ceará, duas em Pernambuco, uma na Paraíba, uma no Piauí e duas na Bahia).

Também acelerou o processo de digitalização. Para isso, implementou a parceria com a Cornershop by Uber, oferecendo aos clientes a conveniência da compra por meio de aplicativo. As vendas via Cornershop apresentaram forte evolução de 178% em relação ao processo de rollout, em setembro de 2021. A estratégia foi recentemente ampliada em uma nova parceria com a Rappi, recém-anunciada.

Com 213 lojas distribuídas em 23 Estados, mais o Distrito Federal, o Assaí está na Bahia desde 2013 e conta com 18 unidades, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Itapetinga e Barreiras.

Sobre o Assaí Atacadista

Empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral, que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do país com 213 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal).

É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

Tags: Assaí AtacadistaB3BahiaFeira de Santana
Artigo Anterior

Assiste Vida inicia atendimento na cidade de Barreiras

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

indicador
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Tablets com gráficos
Economia

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Aeronave da Gol
Economia

Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Marcelo Silvestre, CEO da Galvani Fertilizantes

CEO da Galvani Fertilizantes detalha investimento de R$ 1 bilhão na Bahia

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.