BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Em ano excepcional, Assaí avança na Bahia e vê lucro alcançar R$1,6 bilhão

REDAÇÃO por REDAÇÃO
23/02/2022
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Share on FacebookShare on Twitter

JOANA LOPO

O Assaí Atacadista teve em 2021 o seu ano de glória. Fez cisão com Grupo Pão de Açúcar (GPA), estreou com pompa na B3 – Bolsa paulista – e abriu 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas. Somente na Bahia, a empresa abriu duas novas unidades  em dezembro passado, uma em Feira de Santana e outra em Barreiras. O estado, portanto, é o terceiro com maior quantidade de lojas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor regional do Assaí Atacadista, Fabio Santos, são 18 lojas na Bahia, que geram  cerca de nove mil empregos entre diretos e indiretos. “Estamos presentes no estado desde 2013. O nosso modelo de negócios tem sido muito bem recebido pela população baiana, que busca em nossas lojas um atendimento de qualidade e mais economia para o dia a dia. Isso significa que no Assaí os nossos clientes conseguem comprar mais gastando menos tudo aquilo que precisam para a sua despensa ou para o seu negócio”, disse.

Resultado de 2021

Em seu primeiro ano de operação como empresa independente, a companhia entregou os objetivos anunciados em expansão, ganhou market share em todas as regiões do país e manteve a margem Ebitda em patamares elevados e consistentes. Em 2021 registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, uma alta de 61% em relação ao ano anterior. A empresa também avançou em receita bruta, com R$ 45,6 bilhões em faturamento, incremento de R$ 6,2 bilhões (+15,8%) comparado a 2020.

Embora a pandemia e a crise econômica tenham causado estragos no país, a rede Assaí conseguiu gerar 11 mil novos empregos e ampliou a sua estratégia para contribuir no combate à fome ao país, doando 27% a mais de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, foram 1,3 mil toneladas de alimentos que chegaram às mãos dos que mais precisam por meio de parcerias com diferentes instituições beneficentes.

No ano, as vendas alcançaram R$ 41,9 bilhões – alta de 16,5%. O crescimento robusto está baseado em diferentes motores, entre eles um plano acelerado de expansão, que contou com a abertura histórica de 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas (o maior histórico de construção para o setor de cash & carry brasileiro). A região Nordeste recebeu, no total, oito novas unidades do Assaí em 2021 (sendo duas unidades no Ceará, duas em Pernambuco, uma na Paraíba, uma no Piauí e duas na Bahia).

Também acelerou o processo de digitalização. Para isso, implementou a parceria com a Cornershop by Uber, oferecendo aos clientes a conveniência da compra por meio de aplicativo. As vendas via Cornershop apresentaram forte evolução de 178% em relação ao processo de rollout, em setembro de 2021. A estratégia foi recentemente ampliada em uma nova parceria com a Rappi, recém-anunciada.

Com 213 lojas distribuídas em 23 Estados, mais o Distrito Federal, o Assaí está na Bahia desde 2013 e conta com 18 unidades, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Itapetinga e Barreiras.

Sobre o Assaí Atacadista

Empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral, que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do país com 213 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal).

É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

Tags: Assaí AtacadistaB3BahiaFeira de Santana
Artigo Anterior

Assiste Vida inicia atendimento na cidade de Barreiras

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moinho de Ilhéus
Economia

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Moto-taxi 99 transportando passageiro
Economia

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Planta industrial
Economia

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Operária na planta da Braskem

Braskem abre inscrições para programa de estágio 2026 com vagas para universitários e técnicos

Lara Linhares

Vamos falar de amor? Jornalista Lara Linhares estreia na literatura

Mão com caneta escrevendo em avaliação

Justiça Federal na Bahia abre inscrições para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Planta industrial

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Secretário geral da ONU António Guterres

Assembleia Geral da ONU aprova criação de painel científico internacional sobre inteligência artificial

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Moto-taxi 99 transportando passageiro

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Washington Pimentel

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade discute os desafios do agronegócio sustentável, com a presença de lideranças do setor

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Fachada da Escola de Administração da UFBA

Salvador realizará feira de empreendedorismo voltada para a juventude

Secretário geral da ONU António Guterres

Assembleia Geral da ONU aprova criação de painel científico internacional sobre inteligência artificial

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Moto-taxi 99 transportando passageiro

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Washington Pimentel

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade discute os desafios do agronegócio sustentável, com a presença de lideranças do setor

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Fachada da Escola de Administração da UFBA

Salvador realizará feira de empreendedorismo voltada para a juventude

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.