BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Em ano excepcional, Assaí avança na Bahia e vê lucro alcançar R$1,6 bilhão

REDAÇÃO por REDAÇÃO
23/02/2022
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Share on FacebookShare on Twitter

JOANA LOPO

O Assaí Atacadista teve em 2021 o seu ano de glória. Fez cisão com Grupo Pão de Açúcar (GPA), estreou com pompa na B3 – Bolsa paulista – e abriu 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas. Somente na Bahia, a empresa abriu duas novas unidades  em dezembro passado, uma em Feira de Santana e outra em Barreiras. O estado, portanto, é o terceiro com maior quantidade de lojas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor regional do Assaí Atacadista, Fabio Santos, são 18 lojas na Bahia, que geram  cerca de nove mil empregos entre diretos e indiretos. “Estamos presentes no estado desde 2013. O nosso modelo de negócios tem sido muito bem recebido pela população baiana, que busca em nossas lojas um atendimento de qualidade e mais economia para o dia a dia. Isso significa que no Assaí os nossos clientes conseguem comprar mais gastando menos tudo aquilo que precisam para a sua despensa ou para o seu negócio”, disse.

Resultado de 2021

Em seu primeiro ano de operação como empresa independente, a companhia entregou os objetivos anunciados em expansão, ganhou market share em todas as regiões do país e manteve a margem Ebitda em patamares elevados e consistentes. Em 2021 registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, uma alta de 61% em relação ao ano anterior. A empresa também avançou em receita bruta, com R$ 45,6 bilhões em faturamento, incremento de R$ 6,2 bilhões (+15,8%) comparado a 2020.

Embora a pandemia e a crise econômica tenham causado estragos no país, a rede Assaí conseguiu gerar 11 mil novos empregos e ampliou a sua estratégia para contribuir no combate à fome ao país, doando 27% a mais de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, foram 1,3 mil toneladas de alimentos que chegaram às mãos dos que mais precisam por meio de parcerias com diferentes instituições beneficentes.

No ano, as vendas alcançaram R$ 41,9 bilhões – alta de 16,5%. O crescimento robusto está baseado em diferentes motores, entre eles um plano acelerado de expansão, que contou com a abertura histórica de 28 novas lojas, sendo 24 orgânicas (o maior histórico de construção para o setor de cash & carry brasileiro). A região Nordeste recebeu, no total, oito novas unidades do Assaí em 2021 (sendo duas unidades no Ceará, duas em Pernambuco, uma na Paraíba, uma no Piauí e duas na Bahia).

Também acelerou o processo de digitalização. Para isso, implementou a parceria com a Cornershop by Uber, oferecendo aos clientes a conveniência da compra por meio de aplicativo. As vendas via Cornershop apresentaram forte evolução de 178% em relação ao processo de rollout, em setembro de 2021. A estratégia foi recentemente ampliada em uma nova parceria com a Rappi, recém-anunciada.

Com 213 lojas distribuídas em 23 Estados, mais o Distrito Federal, o Assaí está na Bahia desde 2013 e conta com 18 unidades, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Itapetinga e Barreiras.

Sobre o Assaí Atacadista

Empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral, que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do país com 213 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal).

É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

Tags: Assaí AtacadistaB3BahiaFeira de Santana
Artigo Anterior

Assiste Vida inicia atendimento na cidade de Barreiras

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo

Mercado Pago entra no setor de benefícios corporativos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.