O sistema de franquias representa uma oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio, e o setor de educação está em alta no momento. Uma recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que a área de Treinamentos e Cursos teve um crescimento de 8,7% de 2014 para 2015.
Com mais de 110 unidades em 23 países, a Pingu’s English que chegou ao Brasil por meio de uma parceria do Grupo Prepara com o internacional LinguaPhone Group, que tem sede em Londres e é líder mundial em fornecimento de soluções de aprendizado de idiomas em sala de aula e à distância. Com mais de 100 anos de experiência e cerca de sete milhões de alunos, o Linguaphone possui uma rede extensa de centros de aprendizado em mais de 25 países.
A Pingu’s English agora está em fase de expansão e busca franqueados na Bahia. A rede tem perspectivas de inaugurar, somente em 2016, 30 franquias em todo o país, e especificamente cinco unidades em território baiano.
O curso, inspirado no personagem de desenho infantil Pingutm, já conta franquias em São Paulo, São José do Rio Preto, Recife, Minas Gerais e Rio de Janeiro, porém, o objetivo é crescer e se consolidar ainda mais na região nordeste por meio de novos franqueados.
“A Bahia tem uma população muito numerosa, além de ser um dos principais estados do país e sua capital ser uma grande metrópole, por isso, para nós é importante que nossas marcas estejam cada vez mais presentes na vida do estado”, afirma Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara.
Vontade – Para ser um franqueado da Pingu’s English, é preciso ter muita vontade de ensinar, gostar de trabalhar com o público infantil, além de paixão pelo idioma e a dedicação necessária para empreender e cuidar do seu próprio negócio. O Grupo Prepara fornece toda a infraestrutura necessária para o sucesso da franquia, além de preparar os franqueados.
A Pingu’s English também possui modelos de negócio flexíveis. Além do modelo tradicional “Center”, de centros exclusivos e com maior metragem, a marca oferece o modelo In School, alternativa compacta que pode ser implantada dentro de escolas de ensino regular. “A iniciativa é uma excelente oportunidade aos investidores que possuem interesse em ampliar os negócios com baixo investimento e busca um diferencial no mercado educacional”, explica o presidente Rogério Gabriel.
Serviço
– Modelos de franquia: Pingu’s English In School (que funcionará dentro de escolas privadas) e Pingu’s English Center (uma escola completa, específica e adaptada ao ensino de inglês para crianças);
– Investimento inicial: In School (a partir de R$ 30 mil) e English Center (a partir de R$ 100 a R$ 200 mil);
– Prazo de retorno: In School (de 12 a 18 meses) e English Center (de 18 a 24 meses);
– Taxa de franquia: de R$ 15 mil a R$ 45 mil;
– Royalties: R$ 15 por aluno (modelo In School) e R$ 1.500 (podendo chegar a zero, com o programa royalties zero do modelo English Center);
– Fundo de propaganda: R$ 5 por aluno (modelo In School) e R$ 1.000 (no primeiro ano do modelo English Center);
– Faturamento Médio: R$ 70 mil;
– Expectativa: abertura de 30 unidades, somente em 2016