Um estudo recente do programa de pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), coordenado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sebrae revelou um aumento do número de empreendedores por oportunidade. Quando questionados, 61,8% dos novos empresários brasileiros afirmaram ter decido abrir um negócio por vislumbrarem boas perspectivas de mercado. Este é o maior índice desde 2014.
Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil tem 51,9 milhões de empreendedores, o que significa que, em cada cinco adultos, dois são empreendedores. A pesquisa, que envolveu dois mil empreendedores brasileiros, também apontou uma queda no empreendedorismo por necessidade, que caiu de 39,9% em 2017 para 37,5% em 2018.
Na esteira dessa tendência, muitos que desejam empreender acabam buscando alternativas de financiamento de suas iniciativas no mercado financeiro. E nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, esse movimento vem ganhando cada vez mais destaque.
A Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, fez um levantamento que apontou que 40,48% dos pedidos de empréstimos realizados por usuários da região Norte e 39% da região Nordeste, durante o mês de abril de 2019, tinham como objetivo principal empreender. Os percentuais das duas regiões são superiores à média nacional, que ficou em 27,2%.
Deste montante, 65% das solicitações, em ambas as regiões, foram registradas por homens, sendo 32% com até 30 anos, 35% com idade entre 31 e 40 anos, 19% na faixa etária de 41 a 50 anos; 10% de 51 a 60 anos e 4% com idade superior a 61 anos.
Na região Nordeste, com 27,65%, o segundo principal motivo para solicitações de empréstimos foi o pagamento de dívidas, como faturas de cartão de crédito em atraso e cobertura de cheque especial ou de outro empréstimo, além de portabilidade e transferência de dívida. Já na região Norte, o percentual relacionado a essa demanda foi de 27%.