Um olhar diferenciado para um negócio comum. Foi essa a ideia da Nexxo Inteligência Empresarial ao oferecer soluções para restaurantes. A empresa baiana, capitaneada pelo contador Paulo Almeida Neto, oferece soluções de gestão para donos de restaurantes que ultrapassam as funcionalidades de um simples aplicativo para gerenciar os pedidos dos clientes.
Segundo o empreendedor, a ideia é que o dono do restaurante tenha uma visão completa do negócio, como quem olha o painel com todas as informações de um carro. A ideia tem se destacado em feiras nacionais de negócios e já gera um faturamento anual superior a R$5 milhões.
“Um restaurante é um negócio complexo, ao mesmo tempo que ele é comércio, porque vende produtos, é um indústria que transforma o produto que vende e é serviço porque quem vai a um restaurante busca uma experiência e gerenciar essa complexidade pode ser desafiador. Nosso diferencial foi um olhar para o restaurante como um negócio”, explica o CEO da Nexxo.
Para Almeida Neto, o desafio é preparar o empresário para compreender esta complexidade. “Precisamos aumentar o nível de consciência da classe do empresariado. Os empresários não têm um preparo para empreender, ninguém ensina empreendedorismo e gestão na faculdade. O dono do restaurante muitas vezes é apaixonado por cozinhar, por servir, a habilidade principal dele não é gerenciar ele não tem o conhecimento”, explica.
Fundação
Criada há 11 anos, a empresa já atende restaurantes em todos os estados do país e presta serviço para cerca de mil negócios. Com soluções variadas que passam por aplicativos de gestão até a terceirização da mão de obra em setores como contábil e financeiro, o custo para o restaurante pode variar de R$200 até R$10 mil mensais.
Os valores e as soluções oferecidas para cada possível cliente variam de acordo com as necessidades e o momento de cada negócio. Para entender melhor, o primeiro passo é sempre uma consultoria gratuita. “É uma consultoria estratégica, todo empreendedor pode agendar com a gente, a gente vai ouvir ele e vai entender seus números e se estão próximos ou distantes dos números do mercado, como ajudar ele a crescer”, detalha.
A ideia vem sendo destaque em eventos nacionais do ramo de contabilidade, negócios de alimentação e educação. Recentemente, a Nexxo é integrante do Master – grupo que reúne os 80 maiores empresários contábeis do Brasil; de uma imersão da G4 Traction (na área de educação) e ministrou palestra no Evento Contabilidade Consultiva ao vivo para dois mil empresários do setor contábil.
Leia também: Aviva foca na Bahia e anuncia investimento robusto em Sauípe