Recém-chegado à Bahia, o paraibano Grupo Elfa – um gigante do ramo de distribuição de itens farmacêuticos e medicamentos genéricos do país – atracou estrategicamente no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, na última segunda-feira (12), para facilitar o escoamento de seus produtos pelo Nordeste, Centro e Norte do país, especialmente nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia.
Com cerca de 3 mil m², a estrutura tem capacidade para fornecer 30% dos materiais hospitalares e medicamentos do grupo para aqueles estados (especialidades, genéricos e similares) e contará com a atuação de mais de 30 colaboradores. De acordo com o diretor de Operações do Grupo, Milton Toso, a Bahia é fundamental para o crescimento da empresa.
“É um mercado importante para os negócios tanto localmente, como também uma base para atendimento de outros estados. Esse centro de distribuição (CD) é parte da nossa estratégia de fortalecer as operações e o portfólio de produtos e serviços da empresa. Hoje estamos presente em mais de 14 estados brasileiros e o CD da Bahia irá potencializar a operação regional, permitindo a centralização dos estoques e garantindo mais eficiência operacional, além de encurtar a distância e o tempo de entrega em todo o estado”, explica.
O Grupo Elfa, que atingiu receita líquida de R$ 5,840,4 bilhões no ano passado, está atualizando sua malha logística com a finalidade de suportar os volumes esperados de vendas dos próximos cinco anos. Em julho, foi inaugurado o novo CD de Pernambuco e agora este da Bahia. “Temos obras de otimização em vários estados do Brasil e nos próximos meses vamos inaugurar um novo centro de distribuição no Ceará”, revela Toso.
Por ser uma empresa de capital aberto, o diretor não divulgou o investimento no novo CD, mas disse que o grupo está investindo em aquisições que reforçam suas áreas de atuação em produtos e serviços médico-hospitalares e odontológicos. “Essa estratégia permite à empresa estar melhor preparada para diferentes desafios. Na pandemia, algumas áreas experimentaram crescimento nas vendas, enquanto outras tiveram um volume de vendas menor. Esse cenário foi mudando junto com as mudanças da pandemia. O importante é que pudemos manter nossa estratégia de expansão”, ressalta.
Grupo Elfa
É um dos principais provedores de soluções e serviços logísticos de saúde do Brasil. Composto pela união de 21 empresas, tem mais de 30 anos de história e quase três mil colaboradores. Atende a sete mil hospitais, 250 mil clínicas e 700 planos de saúde em todo o país, sendo referência na cadeia de valor do mercado de saúde.
Investindo cada vez mais em inovação, a empresa foi eleita a mais inovadora do país na categoria Transportes e Logística pelo prêmio “Valor Inovação 2022”, parceira do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy& (PwC), e desde 2021 faz parte do ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, promovido pela IT Mídia.
O grupo é destaque por sua atuação ética e pelas boas práticas de compliance. Foi aprovado na edição 2020-2021 do Programa Empresa Pró-Ética, da Controladoria-Geral da União (CGU), foi vencedor da categoria Empresas do prêmio “Não Aceito Corrupção”, criado pelo Inac, e possui a certificação ISO 37001, selo concedido a empresas que possuem um sistema de gestão antissuborno que atende aos altos padrões internacionais.
Além disso possui também o selo ‘Women on Board’, que reconhece as companhias que têm pelo menos duas mulheres nos Conselhos de Administração ou Consultivos, e figura no ranking Great Place to Work há seis anos consecutivos.
O Grupo Elfa é controlado por fundos do Pátria Investimentos, um dos mais relevantes fundos de private equity do Brasil.
Confira aqui outros conteúdos exclusivos!