A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou as Instruções Específicas com um total de 70 vagas para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria do ano de 2020 da Academia da Força Aérea (AFA). As inscrições poderão ser feitas de 6 a 26 de março de 2019, até às 15 horas do último dia, horário de Brasília (DF). A taxa é de R$ 70.
Para participar do exame o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica), e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas. Para ser habilitado à matrícula no curso, o candidato não pode ser menor de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2020, e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o ensino médio, entre outras exigências.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, entre outras etapas.
As provas escritas ocorrerão no dia 23 de junho de 2019. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na AFA, em Pirassununga (SP), no dia 9 de janeiro de 2020, para matrícula e início do curso, que tem duração de quatro anos.
Após a conclusão do curso com aproveitamento, o Cadete é nomeado Aspirante a Oficial da FAB.