Salvador irá receber, pela primeira vez, entre os dias 21 e 25 de agosto, um dos módulos do RH Triple A, programa de formação executiva para profissionais de Recursos Humanos da Fundação Dom Cabral (FDC). A FDC está entre as melhores do escolas de negócios do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2023. O programa é realizado em parceria com a ABRH-Brasil.
Diversos pontos da cidade, como a Igreja e Convento de São Francisco, a Rua Direita de Santo Antônio Além do Carmo e a Praia do Rio Vermelho serão transformados em “sala de aula” e receberão mais de 30 profissionais de RH de empresas como Delloite, SESC-SP, ArcelorMittal, Agrobiológica, Sebrae, Laboratório Hermes Pardini, AFIP, Carrefour, Sabin, Profarma, Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e do país africano Angola. Além das salas de aula “não convencionais”, o grupo terá aulas no Doca 1, Polo de Economia Criativa recém-inaugurado no bairro do Comércio.
A área de Gestão de Pessoas foi ampliada em seu conceito nos últimos anos. As organizações precisam entender este novo contexto que exige um Gestor de Pessoas mais estratégico com autonomia, capaz de antecipar cenários e de se adaptar com velocidade aos novos desafios. Deve estar preparado para apoiar e auxiliar o CEO em suas tomadas de decisões, para isto o desenvolvimento multidisciplinar e a conexão com as demandas da sociedade são fundamentais.
Entre os professores da FDC e convidados, estarão Marco Dalpozzo, consultor de empresas e ex-diretor de RH de empresas como L’Oréal, Vale e CBF, Fabio Rosé, Vice-presidente de RH da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, Mafoane Odara, Líder em Recursos Humanos para a América Latina na Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Gabriela Augusto, Diretora da Transcendemos Consultoria e primeira pessoa trans a ser reconhecida como Forbes Under30 Brasil e os baianos Genesson Honorato, especialista em Employer Branding e Inovação, João Guisande, premiado por duas vezes como melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro da Bahia e Edgard Pitta, Professor do Centro de Referência em Inovação e ESG da Fundação Dom Cabral.
Segundo o gerente de projetos da FDC, Pedro Vergueiro, Salvador é o palco ideal para explorar e entender o Brasil diverso. Com uma narrativa voltada para a diversidade e inclusão o programa irá buscar “provocar mudança profunda nos gestores por meio de um entendimento amplo da nova realidade na área de RH, com métodos inovadores para a área, co-construindo outros pensamentos e outras formas de gestão, ampliando a capacidade de gerar valor para a organização e buscando mecanismos que ressaltem a potencialidade única de cada membro do time, além de propiciar a compreensão da diversidade em uma organização”, explica.
Mais que um Programa, nasce uma Comunidade
A Comunidade FDC Desenvolvimento Humano conta com a participação de pessoas da turma atual do RH Triple A (turma 3) e de seu Alumni (turmas 1 e 2).
Foi lançada em julho-2023 e se reunirá em todos os módulos do programa (Salvador, São Paulo e Nova Lima) para discutir suas dores, desafios, ensinar e aprender temas que o próprio grupo demanda da FDC. No primeiro encontro, o grupo acrescentou “Cultura Organizacional” aos pilares de 2023/2024, a partir de reflexões realizadas em sala de aula. Assim a comunidade e o programa seguem em constante evolução, a partir de um processo intencional de co-construção dos participantes com a FDC.
A participação das novas pessoas e de profissionais que já passaram pelo programa em edições anteriores tem o objetivo de ampliar o relacionamento/networking para além de uma única turma. A partir dessa proposta, o grupo sempre receberá novas pessoas, a cada módulo, criando uma rede cada vez mais de trocas e experiências entre os participantes. Da mesma forma, a FDC se beneficia desse formato, ampliando a “escuta” das necessidades do RH a cada interação, o que possibilita a atualização constante de seu portfólio de soluções educacionais.
Com a evolução do formato, de turma para comunidade, nasce um locus para compartilhamento e aprendizado, por demanda do próprio grupo de profissionais de RH, interessado em conhecer cada vez mais pessoas e compartilhar boas práticas sobre recursos humanos em empresas brasileiras e multinacionais. É um lugar onde “o RH cuida do RH” e desenvolve relações cada vez mais profundas, em diferentes espaços de aprendizagem construídos pela FDC. Em Salvador, por exemplo, as aulas serão realizadas na Doca 1 – um ecossistema de economia criativa – e em locais históricos da cidade como o Pelourinho e a Praia do Rio Vermelho. A tradicional aula no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, também fará parte da jornada dos participantes.
Além do relacionamento e do conteúdo em constante evolução, a Comunidade FDC Desenvolvimento Humano tem como proposta realizar uma pesquisa anual para o público de Recursos Humanos e Presidentes de médias e grandes empresas. Mais informações sobre o programa: https://www.fdc.org.br/cursos-curta-duracao/rh-triple-a.