Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, hoje são mais de 12,7 mil startups ao redor do país, com um crescimento médio de dois dígitos todo ano.
Esse modelo de negócio se popularizou por uma convergência de fatores como a acessibilidade da tecnologia, um aumento no financiamento de capital de risco, pela flexibilidade em se adaptar rapidamente às mudanças de mercado, e por outros fatores.
Mas, embora o ambiente de uma startup seja conhecido sua agilidade, criatividade e flexibilidade, é importante se pensar em uma boa estrutura de organização das atividades, para não ocorrer problemas que acarretam produtividade reduzida, insatisfação do cliente e até mesmo perda de oportunidades.
Até porque, uma das características das Startups são os recursos limitados, que devem ser usados de maneira inteligente e estratégica.
Dito isso, softwares como o Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, são cruciais para auxiliar qualquer negócio, ainda que esteja no Início.
Por meio dele, é possível manter uma disciplina na organização das atividades desde o primeiro momento, deixando no radar tudo o que é de mais importante, contribuindo para trazer previsibilidade para a operação, ajudando-a a melhorar o atendimento ao cliente, impulsionar o crescimento e manter os registros organizados.
Separamos algumas das principais funcionalidades da ferramenta CRM para uma Startup:
● Gestão de contatos: Um CRM permite o armazenamento de todas as informações de contato de clientes, fornecedores, parceiros e leads em um único local organizado. Isso facilita a busca e a recuperação de informações importantes.
● Gestão de documentos: Muitos também permitem salvar documentos relacionados aos clientes e projetos, facilitando o acesso a informações importantes quando necessário.
● Melhoria do atendimento ao cliente: Esse é uma ótima funcionalidade da ferramenta, a possibilidade de rastrear todas as interações com o cliente, incluindo histórico de chamadas, e-mails anteriores e tickets de suporte. Isso ajuda a equipe a fornecer um atendimento mais eficiente e personalizado.
● Integração com o WhatsApp: O WhatsApp é o principal meio de comunicação das empresas atualmente, e também o favorito dos consumidores. Com o WhatsApp CRM, é possível integrar esse meio de comunicação ao sistema, possibilitando a automação de conversas, criação de notificações, classificação de clientes por funil de vendas e muito mais!
● Automatização de vendas: Muitos CRMs oferecem recursos de automação de vendas, como rastreamento de leads, follow-ups automatizados e pontuação de leads. Isso ajuda a equipe de vendas a identificar leads quentes e priorizar suas atividades.
● Automação de marketing: Você pode criar campanhas de marketing automatizadas, como e-mails de acompanhamento, respostas automáticas e marketing de gotejamento, para nutrir leads e manter os clientes envolvidos.
● Análise de dados: Com todas as informações coletadas, é possível fazer análises que permitem avaliar o desempenho de vendas e marketing. Isso ajuda a tomar decisões embasadas em dados sobre estratégias futuras.
Com essas funcionalidades de uma ferramenta CRM, é possível ganhar tempo para concentrar os esforços no que realmente importa, otimizando a busca por informações importantes e na execução de projetos.
É importante relembrar que após escolher os CRM certo para as necessidades da startup, é preciso treinar a equipe para usá-la de maneira eficaz.
Assim, todos ficam na mesma página e potencializam a colaboração em equipe, principalmente em Startups, em que o trabalho conjunto é crucial!