O secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, destaca os resultados da coleta de resíduos através da Central de Reciclagem, que teve estrutura montada na tradicional Festa de Iemanjá no último domingo (02), no bairro do Rio Vermelho.
A ação recebeu mais de 6,3 toneladas neste ano e superou em 16% o ano de 2024, que teve o total de 5,3 toneladas. A ocasião contou ainda com ações da campanha Balaio Verde, que orienta a população sobre o uso de materiais sustentáveis nos presentes depositados nos balaios e aqueles jogados diretamente ao mar.
Além de minimizar os impactos ambientais do evento, a iniciativa realizada para apoiar os 120 catadores cadastrados rendeu aos profissionais R$ 57.559,30 e 100 bonificações de R$ 50 para cada 10 kg de plástico coletado.
“Esse incentivo à coleta de plásticos e outros materiais recicláveis é essencial, pois permitiu que os catadores se sentissem mais motivados a realizar o trabalho e, ao mesmo tempo, garantissem que mais resíduos fossem corretamente destinados” relata o secretário.
Materiais Coletados
Do total de 6,3 toneladas recolhido neste ano, 4.788 mil quilos foram de alumínio, 1138 de PET e 435 quilos de material plástico. Se comprados aos números de 2020, quando pouco mais de quatro toneladas foram recebidas, o percentual elevou em quase 50%. A estrutura foi disponibilizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Contou também a parceria das cooperativas e startup Solos.