Considerado um paraíso por suas praias, o município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, é o terceiro destino turístico mais procurado na Bahia e uma das cinco cidades classificadas na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo (MTur). Aproveitando esses atrativos, a Associação Comercial e Empresarial (Acec) do município realiza mais uma edição do festival gastronômico e cultural para atrair turistas e moradores e aquecer a movimentação no arquipélago da Ilha de Tinharé, que está às vésperas da alta temporada.
A 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Morro de São Paulo acontece entre os dias 15 a 30 deste mês, e deverá injetar mais de R$30 milhões na economia local com uma programação ampliada em 2022, incluindo além do roteiro gastronômico com 28 restaurantes, shows, palestras, aulas de culinária e uma Mostra de Cinema e Arte.
Com o evento, “a expectativa da Acec é que as vendas devem ter um aumento em torno de 20% nos 15 dias de festival, sobretudo nas áreas de alimentação e hospedagem”, pontua Juan Troitino, presidente da entidade. Em Morro de São Paulo a média de visitantes é de 200 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia. Número que deverá crescer neste próximo período.
Empresários locais estão confiantes
Entre os empresários locais a expectativa também é boa. Mariana Becker, proprietária do Le Terrace Pousada e Restaurante, um evento de grande porte, como o festival, deve refletir nos negócios. “Esperamos um aumento de 30% em nossas vendas. Mas os ganhos (do festival) também são em longo prazo ao tornar-se uma marca local, que faça parte do calendário de eventos do nosso destino turístico”, reforça.
O empresário Carlos Sautchuck, da Pousada Patuá, ressalta que o festival de Morro de SP agrega e atrai público, além de já coincidir com a chegada da alta temporada.
“Acredito que a taxa de ocupação deve aumentar em torno de 40 a 50%, e o turismo vai funcionar muito bem, principalmente o turismo de proximidade. As pessoas que residem nas redondezas ou estados vizinhos da Bahia vão fazer essas viagens com muito mais segurança (pós-pandemia). A pousada Patuá possui 122 apartamentos numa estrutura moderna que aposta em madeira reciclada. “Sou investidor no setor hoteleiro em Morro desde 2009 e acredito que a geografia e a natureza exuberantes deste lugar também favorecem o aumento na procura anualmente”.
Instalada em Cairu desde 2014, a Salude Distribuidora atua em Morro de São Paulo, Gamboa e Garapua e aproveita os eventos festivos para aumentar suas vendas de bebidas. A empresária Aline Cardoso observa que “toda programação de evento é importante e traz para o comércio local um aquecimento nas vendas. No Festival Gastronômico, por exemplo, teremos um público cheio de curiosidade para experimentar as novidades e criatividade da culinária local, e, claro, isso traz um aumento nas vendas de bebidas, por exemplo, mas também aquece todos as outras categorias, como lojas e artesanato”. A expectativa da Salude é um aumento de 20 a 30% nas vendas.